“Rota Sustentável COP30” ganha destaque na Brazil House durante o Fórum Econômico Mundial de Davos

- Mercedes-Benz do Brasil e Be8, produtora de biodiesel, apresentaram resultados da caravana que percorreu mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras a fim de avaliar as vantagens do uso do biocombustível 100% em motores Euro 6
- “Rota Sustentável COP30” registrou redução de 99% nas emissões de gases de efeito estufa nos testes com biocombustível 100% em motores Mercedes-Benz Euro 6 de caminhões e ônibus
- Segundo cálculos obtidos na caravana, essa redução foi alcançada dentro do conceito do “tanque à roda”, com resultado auditado pelo Instituto Mauá de Tecnologia
- Examinando o ciclo completo do “poço à roda”, que considera da produção do biocombustível até seu uso, os dados apontaram uma redução de 63,5% nas emissões de CO2 equivalente
- Em caráter experimental, o objetivo foi comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores BlueTec 6 Euro 6 de dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2 e dois ônibus O 500 RSDD 8×2 abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant®
A fabricante de caminhões e chassis de ônibus Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biodiesel, apresentaram ontem, 20 de janeiro, na Brazil House – espaço exclusivo na principal rua da cidade suíça de Davos -, durante o Fórum Econômico Mundial, os expressivos resultados obtidos durante a caravana “Rota Sustentável COP30”. Esta iniciativa conjunta percorreu, no final do ano passado, mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras a fim de avaliar as vantagens do uso do biocombustível 100% em motores Euro 6 de caminhões e ônibus.

O Fórum Econômico Mundial recebe, anualmente, cerca de 2.500 pessoas, entre chefes de estado, autoridades das principais economias do mundo, CEOs, especialistas e outras lideranças da sociedade civil. A “Rota Sustentável COP30” foi tema de um painel realizado na Brazil House, organizada pelo BTG Pactual em parceria com a Be8, Vale, Gerdau e Randoncorp. Trata-se de um ponto de encontro estratégico para líderes empresariais e autoridades públicas com o objetivo de fortalecer a visibilidade do Brasil no cenário de negócios global.
Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, e Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8, apresentaram os resultados da “Rota Sustentável COP30”, que registrou redução de 99% nas emissões de gases de efeito estufa nos testes com biocombustível 100% em motores Mercedes-Benz Euro 6 de caminhões e ônibus.
Segundo cálculos obtidos na caravana, essa redução foi alcançada dentro do conceito do “tanque à roda”, com resultado auditado pelo Instituto Mauá de Tecnologia sem contabilizar as emissões biogênicas de acordo com o protocolo GHG. Isso acontece porque o biocombustível utilizado, produzido a partir de fontes renováveis como o óleo de soja, já absorveu CO2e da atmosfera durante o seu cultivo. Ou seja, o que foi emitido pelo veículo ao rodar foi praticamente compensado pelo que a planta retirou do ar antes de virar combustível.
Examinando o ciclo completo do “poço à roda”, que considera da produção do biocombustível até seu uso, os dados apontaram uma redução de 63,5% nas emissões de CO2 equivalente.
“É importante ressaltar que o porcentual de redução de 63,5% nas emissões de CO2e só não é maior porque o Brasil já utiliza B15 como combustível comercial”, afirma Luiz Carlos Moraes. “Isso significa que o veículo abastecido com Be8 BeVant® deixará de emitir 580 toneladas de CO2e se rodar os 700 mil quilômetros, conforme previsto na norma Proconve P8 (Euro 6)”.
A caravana percorreu mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras, partindo de Passo Fundo (RS), em outubro de 2025 e chegando em Belém (PA), em novembro, durante a COP30, maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas. O objetivo desta ação da Mercedes-Benz do Brasil e da Be8, em caráter experimental, foi comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz de dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2 e dois ônibus O 500 RSDD 8×2 abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant®.
“Essa avaliação é muito significativa para a Mercedes-Benz e para a Be8 porque promoveu análises em operação real com caminhões e ônibus lastreados percorrendo estradas brasileiras, utilizando um biocombustível alternativo que é uma solução de curto prazo para a descarbonização do nosso setor de transporte de cargas de passageiros”, ressalta Luiz Carlos Moraes. “Um projeto arrojado, que uniu duas empresas que têm envolvimento e um compromisso sólido com a descarbonização do transporte”.
“O objetivo de demonstrar o Be8 BeVant® como solução de descarbonização para o agora foi plenamente atingido, levando reconhecimento e respeito por cada estrada e cada posto que passamos”, destaca Erasmo Carlos Battistella. “Os resultados são muito importantes: o desempenho foi semelhante em consumo e potência, com a diferença de que as emissões do Be8 BeVant® são menores. Isso confirma que o novo biocombustível representa uma solução imediata e acessível para as transportadoras de cargas e de pessoas no Brasil”.
Instituto Mauá de Tecnologia realizou as medições de CO2e
Durante os testes da “Rota Sustentável COP30”, as medições e comparações de emissões entre o Be8 BeVant® e o diesel B15 dos quatro veículos ficaram a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Estado de São Paulo, entidade que é referência nacional de ensino e pesquisa científica e tecnológica.
Os cálculos comparativos de emissões de CO2e foram suportados por parâmetros técnicos robustos, transparentes e auditáveis, que mensuraram os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant®, alinhado às melhores práticas internacionais de análise de ciclo de vida e inventários corporativos de emissões.
A proposta metodológica seguiu padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO 14064) e utilizou dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC, o que garantiu rastreabilidade e comparabilidade dos resultados. O RenovaBio é a política nacional brasileira para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis.
Sobre os caminhões Actros e ônibus O 500 RSDD da caravana
Dois caminhões extrapesados Actros Evolution 2553 6×2 com motor BlueTec 6 OM 471 de 550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, equipados com kit robustez, foram utilizados para comparação de emissões de CO2e (CO2 equivalente). Um deles abastecido com biocombustível Be8 BeVant® e o outro com o diesel B15 comercial.
O mesmo comparativo foi efetuado com dois ônibus rodoviários O 500 RSDD 8×2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos, também com Be8 BeVant® e diesel B15 comercial.
Sobre o Be8 BeVant®
O Be8 BeVant é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser usado 100% puro em motores diesel. Ele reduz as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e traz outras vantagens, como baixo índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, melhorando a combustão; e maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos.
O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.
É indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.
Brazil House posiciona o País no centro de discussões globais
Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil teve um espaço exclusivo na Promenade, principal rua da cidade de Davos, durante o encontro anual do Fórum Econômico Mundial.
Criada para ser um espaço de inovação e colaboração, a Brazil House promove uma série de painéis, encontros bilaterais e eventos que destacam o potencial do Brasil de liderar discussões em agendas como energia, infraestrutura, sustentabilidade, tecnologia e economia, posicionando o país como um destino de negócios atrativo e competitivo.
As casas que representam países já são uma tradição em Davos, durante a realização do Fórum Econômico Mundial, e é a segunda vez, após sua estreia no ano passado, que o Brasil teve um espaço para sediar discussões pertinentes ao País.
A programação é exclusiva para os parceiros e convidados e acontece de 19 a 22 de janeiro. Nesta edição, o evento tem como mote “Um Espírito de Diálogo”, com discussões centradas em cinco grandes desafios globais: cooperação em um mundo em disputa, liberação de novas fontes de crescimento, investimento em pessoas, uso responsável da inovação e construção de prosperidade dentro dos limites planetários.
Sobre a Be8
A Be8 é uma empresa global de energias renováveis e líder nacional em produção de biodiesel, que investe em novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema circular de inovação. Conta com escritórios em São Paulo (SP) e em Genebra, na Suíça, e em Dubai (Emirados Árabes Unidos), responsáveis por comercializar a produção de Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Floriano (PI), Nova Marilândia (MT), Santo Antônio do Tauá (PA), La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).
Sobre a Mercedes-Benz do Brasil
Presente no País há quase 70 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG). Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia inaugurou, em Iracemápolis (SP), o seu Campo de Provas, o maior do Hemisfério Sul para veículos comerciais. No ano seguinte, lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Nos últimos anos, a empresa trouxe ao mercado o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de óxidos de nitrogênio e em 50% as de material particulado. A Empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas. Ainda em 2024, a Empresa anunciou ao mercado a produção do seu ônibus elétrico articulado, o eO500UA, e apresentou para o segmento de caminhões o novo Accelo, o novo Atego, a nova e melhorada versão do seu caminhão Actros Evolution e anunciou testes com os caminhões elétricos eActros e o eCanter nas frotas dos seus clientes em 2025. Também em 2025, lançou o Novo Axor, ampliando o portfólio de caminhões extrapesados. A Empresa também conta com um Centro de Distribuição de Peças em Itupeva (SP) e um Centro de Treinamento em Atibaia (SP), além de ser abastecida 100% por energia verde por meio de uma operação/parceria com a Raízen Power.






