Manejo correto é decisivo para pastagens de alta tecnologia expressarem máximo potencial produtivo

Manejo correto é decisivo para pastagens de alta tecnologia expressarem máximo potencial produtivo
Com foco em resultados no campo, a Wolf Sementes passa a oferecer serviço gratuito de orientação técnica aos produtores que utilizam o capim Mavuno
 Manejo correto é decisivo para pastagens de alta tecnologia expressarem máximo potencial produtivo

Estudos técnicos e setoriais conduzidos por instituições de pesquisa no Brasil indicam que falhas de manejo seguem entre os principais fatores responsáveis pela perda de produtividade das pastagens na pecuária nacional, resultando em prejuízos diretos ao produtor. Erros na implantação, no manejo inicial e no pastejo comprometem o aproveitamento das forrageiras, reduzem o desempenho animal tanto em ganho de peso quanto em produção de leite e elevam o custo de produção por hectare.

Esse quadro está relacionado ao descompasso entre o potencial genético e características agronômicas de cada cultivar e as práticas de manejo equivocadas ou baseadas em modelos genéricos. Pesquisadores e consultores em pastagem destacam que cultivares de braquiária desenvolvidas para alta produtividade e melhor valor nutricional exigem, como qualquer outra forrageira, de manejo adequado para expressar plenamente seus atributos produtivos.

 Manejo correto é decisivo para pastagens de alta tecnologia expressarem máximo potencial produtivo

No artigo “Componentes morfológicos do capim Mavuno sob manejo em lotação contínua” fruto de pesquisa realizada no IFTM – Campus Uberlândia, os pesquisadores demonstraram que o manejo do pastejo do capim Mavuno influencia diretamente na estrutura do dossel forrageiro, a proporção de folhas, a relação folha-colmo e a qualidade da forragem disponível aos animais. Os resultados também alturas de manejo mais adequadas para sistema de pastejo contínuo, reforçando a importância do ajuste correto de carga animal.

De modo geral, as pesquisas evidenciam que a produtividade de forrageiras tropicais de alto potencial está associada à correta implantação da pastagem, com atenção à fertilidade e à correção do solo, especialmente no que diz respeito à acidez e ao fornecimento equilibrado de nutrientes. A ausência de análise química e correção do solo limita o desenvolvimento do sistema radicular e compromete o aproveitamento dos fertilizantes, independentemente da cultivar utilizada.

Outro ponto amplamente documentado é a relevância do manejo na fase inicial da pastagem. Práticas inadequadas nesse período reduzem a capacidade de rebrota, encurtam a vida útil do pasto e favorecem processos de degradação, tornando o sistema menos eficiente ao longo do tempo

Segundo Alex Wolf, CEO da Wolf Sementes, esses erros se repetem porque muitos produtores ainda subestimam a importância do manejo desde a implantação. “O prejuízo começa quando a pastagem é implantada sem correção adequada do solo ou quando o manejo inicial é conduzido de forma empírica. Isso não está relacionado à cultivar ser mais ou menos exigente, mas à necessidade de alinhar boas práticas agronômicas ao potencial da forrageira”, afirma.

No caso do capim Mavuno, Wolf ressalta que as recomendações técnicas seguem os mesmos princípios consagrados de manejo de pastagem bem conduzidas. “O ponto de partida é a análise e a correção do solo. O Mavuno responde melhor em solos de média a alta fertilidade e requer condições adequadas de implantação, como plantio no período das águas, solo bem preparado, drenado e livre de plantas daninhas”, explica.

O executivo também destaca a importância do manejo após a formação do pasto. “Pesquisas realizadas em universidades e centros de zootecnia mostram que o respeito às alturas corretas de pastejo e o uso de manejo rotacionado contribuem para maior proporção de folhas, melhor aproveitamento da forragem pelos animais e maior persistência da pastagem. No caso do Mavuno, esses ajustes permitem extrair o máximo do seu potencial produtivo de forma simples e eficiente”, afirma.

Diante desse cenário, a Wolf Sementes passa a oferecer um serviço exclusivo de orientação técnica pós-compra aos clientes do capim Mavuno, com objetivo de reduzir erros de manejo amplamente documentados pela ciência e aumentar a eficiência produtiva no campo. “Nosso compromisso vai além da venda da semente. Queremos apoiar o produtor com informação técnica de qualidade, baseada em pesquisas e adaptada à realidade de cada propriedade, para que o investimento se traduza em resultados consistentes, gerando retorno ao produtor”, conclui Wolf.

O serviço de orientação técnica para clientes que adquiriram Mavuno consiste no acompanhamento desde o plantio, com recomendações técnicas para a execução das melhores práticas, visando ao aproveitamento máximo da produtividade da forrageira. O suporte abrange, inclusive, orientações em períodos que mais preocupam os produtores, como a seca, com direcionamentos sobre como manter o pasto produtivo para suprir as necessidades do gado.

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades