Instabilidades na rede e quedas de energia elevam demanda por sistemas de baterias na Powersafe em 2025
Empresa registra aumento nos pedidos de consumidores industriais e residenciais por soluções de armazenamento energético que garantam mais segurança e autonomia no fornecimento de eletricidade

As instabilidades na rede elétrica e as frequentes quedas de energia elétrica em várias cidades brasileiras, que trouxeram prejuízos bilionários e deixaram milhões de residências e empresas nos escuro por dias, sobretudo no último trimestre de 2025 no País, levou a um aumento de demanda de tecnologias de armazenamento energético na Powersafe, fabricante brasileira de baterias e sistemas de energia, ao longo de todo o ano.Entre os episódios de blecaute com maior impacto aos brasileiros, está o apagão ocorrido em outubro de 2025, que afetou todos os 26 estados e o Distrito Federal, interrompendo cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e deixando milhões temporariamente sem energia elétrica. Relatos de concessionárias à época davam conta de que cerca de 2,2 milhões de consumidores ficaram sem luz em algumas regiões. Já em dezembro de 2025, a cidade de São Paulo foi severamente atingida por temporais e ventos extremos, que deixaram cerca de 3 milhões de imóveis sem luz entre os dias 10 e 15 do mês.
Relatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostram que problemas de falta de energia (incluindo variações e interrupções menores) foram a principal causa de reclamações de consumidores em 2025, com mais de 165 mil queixas registradas nos últimos 12 meses.
A busca por mais por segurança e autonomia no fornecimento de energia em residências, empresas e operações industriais deu um impulso adicional aos negócios da Powersafe durante 2025, acompanhado pela queda expressiva dos preços das baterias no Brasil. O plano de crescimento da empresa envolveu ampliação e inovação de portfólio, expansão para novos mercados, como o setor de energia solar e renováveis, e desenvolvimento de soluções alinhadas com as tendências da transição energética.
“Com 20 anos de atuação no Brasil, a Powersafe se manteve sólida e com alta saúde financeira, nunca dependendo de investidores e capital externo. A companhia tem longa trajetória de capacidade de atendimento às demandas com escala, bem como histórico de investimentos em inovação, tecnologia e estoque”, comenta André Ribeiro, gerente de operações e renováveis da Powersafe.
Ao longo de 2025, a fabricante reforçou sua atuação com baterias VRLA, chumbo-ácido, íon-lítio e soluções modulares de grande porte, atendendo a múltiplos segmentos como telecomunicações, data centers, segurança eletrônica, sistemas industriais e geração renovável.
Também inclui no portfólio a comercialização de modelos portáteis de baterias EcoFlow, distribuídos de forma oficial pela fabricante no Brasil. As soluções chegaram ao mercado nacional para atender diversos tipos de consumidores que buscam praticidade, autonomia e conectividade. As aplicações vão de backup residencial a viagens, acampamentos, atividades em praias, trilhas, veículos 4×4, filmagens externas e até operações de foodtrucks e pequenos comércios.
Já no setor solar, a Powersafe desenvolveu uma linha robusta de soluções de armazenamento de energia destinadas a aplicações residenciais, comerciais, industriais e rurais. O portfólio da empresa nesta área ultrapassa 400 modelos de baterias especiais, incluindo tecnologias de chumbo ácido, íons de lítio e opções para sistemas BESS (Battery Energy Storage Systems).
Outra estratégia de expansão foi a construção de uma agenda de participação nos principais eventos do ano. como Intersolar (NE e SP), Data Center Dynamics, Abrint, FIEE, Exposec, além de parcerias estratégicas com a consultoria Greener, para ampliar a inteligência de mercado, e maior atuação institucional com entidades setoriais como ABSOLAR e ABSAE, em pautas técnicas e regulatórias.
A empresa também implementou mudanças internas na estrutura de negócios, alinhando equipes de engenharia, comercial e de serviços para melhor atender aos desafios do mercado renovável e acelerar sua transformação para soluções integradas de energia.
“A partir de um plano estratégico de crescimento no último ano, consolidamos nossa posição como uma das principais fabricantes e distribuidoras brasileiras de soluções de armazenamento energético e baterias especiais na América do Sul, reforçando o compromisso com eficiência, sustentabilidade e autonomia energética dos clientes”, explica Ribeiro.
Perspectivas para 2026
Diante dos novos desafios de operação do sistema elétrico brasileiro e da necessidade de elevar a segurança das redes, a Powersafe aposta na ampliação do mercado de baterias em 2026, sobretudo para atender a expansão da geração distribuída com soluções de armazenamento residencial e empresarial, a partir de tecnologias modulares e escaláveis.
A empresa também terá participação ativa em processos e consultas públicas relacionados ao Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) específico para baterias e vai contribuir com os debates sobre a regulamentação do setor elétrico para a consolidação do armazenamento energético no Brasil.






