Sumitomo Chemical expande a Expedição da Produtividade e já alcança mais de 5 milhões de hectares visitados no BR
Iniciativa consolidada na pecuária passa a atender produtores de soja, milho e algodão, reforçando a estratégia de transformar conhecimento e soluções de alta performance em resultados ao produtor

A Sumitomo Chemical, uma das principais empresas globais em soluções para o agronegócio, amplia sua ação Expedição da Produtividade para as principais culturas agrícolas. O projeto, criado em 2023 e já consolidado no segmento de pastagens, passa, agora, a contemplar as culturas de soja, milho e algodão. Por meio da ação, o time da Sumitomo Chemical leva suporte técnico e especializado a produtores rurais de diversas localidades do país.
“O sucesso das edições voltadas à pecuária mostrou que estar próximo do produtor, entendendo suas necessidades e levando soluções técnicas, na prática, geram resultados concretos. Agora, replicamos essa metodologia para a agricultura, ampliando nossa relação de parceria, nosso papel em disseminar conhecimento através das inovações que trazemos do laboratório ao campo, auxiliar o produtor brasileiro”, destaca Luciano Jaloto, diretor de Marketing da Sumitomo Chemical.
A entrada da Expedição da Produtividade no cenário agrícola teve início com a soja, entre outubro e dezembro de 2025. A partir de janeiro de 2026, o projeto avançou também para as culturas de milho e algodão, com atividades programadas diariamente até 28 de fevereiro.
Para cada cultivo, a companhia apresenta um portfólio técnico direcionado, com foco em produtividade, proteção das lavouras, sustentabilidade e, principalmente, na real necessidade do produtor.
Soluções tecnológicas
No milho, o manejo envolve soluções como Excalia® Max, ProGibb®, Kaiso® Max e OpteraDuo®, com objetivo de promover maior rendimento e melhor sanidade das plantas por meio do controle eficiente de pragas e doenças. O destaque é o fungicida premium Excalia® Max, já consolidado na soja e com desempenho consistente no manejo de importantes doenças do milho, como cercosporiose, mancha-foliar de phaeosphaeria e ferrugem polisora. A meta é realizar 900 visitas técnicas a produtores desta cultura.
No algodão, o projeto leva ao campo as soluções Smite® e o recém-lançado OpteraDuo®, focadas no controle de ácaros e pragas sugadoras e mastigadoras, além de Promalin®, regulador de crescimento vegetal que promove ganhos de produtividade e qualidade por meio do duplo manejo hormonal. O grande destaque é o fungicida Pladius®, referência no controle da ramulária (Ramulariopsis pseudoglycines), principal doença foliar da cultura, capaz de provocar perdas de até 70% em situações severas, segundo pesquisadores da Embrapa Algodão. A meta é realizar 200 visitas técnicas a produtores de algodão.
Metodologia que aproxima tecnologia e prática
A Expedição da Produtividade tem como base um modelo de visitas técnicas personalizadas, conduzidas por equipes especializadas da Sumitomo Chemical. Durante as ações, os profissionais avaliam as áreas, orientam sobre o manejo adequado e apresentam soluções que agregam valor ao negócio do produtor.
A proposta é transformar conhecimento em resultado, contribuindo para sistemas produtivos mais eficientes e sustentáveis. “Ao estarmos na ponta da cadeia, ao lado do produtor, conseguimos traduzir nossa expertise global em recomendações práticas que fazem a diferença no dia a dia do campo, além de personalizar o atendimento com protocolos exclusivos”, reforça Jaloto.
Sobre a Expedição da Produtividade
Criada em 2023 com foco inicial na pecuária, a Expedição da Produtividade se tornou um marco no apoio à eficiência das pastagens brasileiras, contribuindo para uma pecuária mais produtiva, competitiva e sustentável. A partir de 2025, a iniciativa evoluiu e passou a integrar também o setor agrícola, replicando a mesma metodologia de proximidade e suporte técnico para as culturas de soja, milho e algodão.
Com a ampliação do projeto, a Sumitomo Chemical reafirma seu compromisso de estar cada vez mais próxima do produtor rural, levando inovação, conhecimento e tecnologias que impulsionam a produtividade e a rentabilidade no campo.






