Ministro do Desenvolvimento Agrário recebe comitiva de empresas de máquinas chinesas
Paulo Teixeira convidou as empresas para a Feira Nacional de Máquinas e Tecnologia para a Agricultura Familiar, que acontecerá de 16 a 18 de março, em Campinas

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, reuniu-se, nesta segunda-feira (26/01), com uma grande comitiva de empresas chinesas de maquinário e da Universidade Agrícola Chinesa. A reunião tratou de parceria com as tecnologias com essas empresas para aumentar a oferta de máquinas com tecnologias adaptadas para a agricultura familiar, como roçadeiras operadas por controle remoto – que aposentam a enxada –, drone e tecnologia de cultivo em estufas.
“A agricultura de larga escala no Brasil é muito mecanizada, e a de média escala também, até um certo ponto. Mas apenas cerca de 30% da agricultura familiar é mecanizada e há demanda também por novas tecnologias e soluções digitais para o produtor familiar”, destacou Teixeira.
O ministro estimulou joint ventures de empresas chinesas com empresas brasileiras, e convidou as empresas chinesas a participarem da Feira Nacional de Máquinas e Tecnologia para a Agricultura Familiar, onde poderão demonstrar seus produtos.A feira acontecerá entre 16 e 18 de março, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP).
Vivian Liborio, diretora de Inovação para Produção Familiar e Transição Agroecológica, apontou alguns grupos tecnológicos de interesse, como o de produção de frutas, agricultura de precisão de baixo custo para a agricultura familiar, tecnologia para implantação de sistemas agroflorestais, fábricas de bioinsumos e cultivos em declives.
Participaram da reunião, além da Professora Yang Minli, diretora do Centro de Pesquisa em Mecanização Agrícola da China, as seguintes empresas: Weichai Lovol Intelligent Agriculture, Jiangsu World Agricultural Machinery, Sinomach, Digital technology Corporation, SUMEC do Brasil, Debont Co., Zoomlion, Zhejiang Sifang e Shangai AllyNav Technology Co.






