Grupo Manitou reposiciona operação global e coloca LAPAM no centro da estratégia de crescimento
O Grupo Manitou avança em sua estratégia de longo prazo com o fortalecimento do LIFT (Lead, Innovate, Focus, Transform) e a implementação de um novo modelo operacional global, baseado na criação de três grandes regiões estratégicas, entre elas a LAPAM (Latin America, Asia Pacific, Middle East & Africa).
A reorganização faz parte da visão do grupo até 2030 e tem como objetivo ampliar a proximidade com os mercados locais, acelerar a tomada de decisões e sustentar o crescimento rentável em um cenário global cada vez mais competitivo. A LAPAM passa a ter um papel central nessa estratégia, reunindo mercados que representam 88% da população mundial, 45% da riqueza global e cerca de 13% do faturamento total do Grupo Manitou, com a ambição de ampliar ainda mais sua relevância nos próximos anos.

“A criação da região LAPAM é um movimento estratégico que reconhece o enorme potencial desses mercados e a importância de decisões mais próximas do cliente. Estamos estruturando uma governança regional forte, com foco absoluto em experiência do cliente, crescimento sustentável e fortalecimento da nossa rede de distribuidores”, afirma Marcelo Bracco, diretor geral do Grupo Manitou para a América Latina.
Crescimento, foco no cliente e execução local
Dentro da estratégia LIFT, o novo modelo regional reforça quatro pilares centrais: liderança nos mercados de movimentação de materiais e elevação de pessoas; inovação com foco em sustentabilidade; excelência na experiência do cliente; e transformação organizacional para o futuro. A LAPAM assume papel-chave especialmente na execução local dessas diretrizes, respeitando as particularidades de mercados altamente diversos como Brasil, Índia, Austrália, México, países do Oriente Médio e África.
Para 2026, as prioridades da região incluem a implementação do novo time de liderança regional, a adoção de uma governança centrada no cliente, o aprofundamento do relacionamento com distribuidores e a aceleração do crescimento em categorias estratégicas como manipuladores (TH), BHL, SSL e CTL, além da expansão dos Manitou Centers.
“A LAPAM é um verdadeiro motor de crescimento para o Grupo Manitou. Nosso foco é demonstrar claramente o valor das soluções Manitou, fortalecer nossa presença em mercados estratégicos e nos posicionar como o fabricante mais fácil de se fazer negócios, com soluções confiáveis, suporte eficiente e uma experiência diferenciada ao cliente”, reforça Bracco.
Base sólida e visão de longo prazo
Atualmente, a região LAPAM conta com mais de 220 distribuidores, 21 Manitou Centers, uma operação industrial relevante e uma base sólida de clientes nos principais mercados globais. Em 2024, a região registrou faturamento superior a €360 milhões, com ambições claras de crescimento até 2030, incluindo a meta de alcançar €800 milhões em receita e consolidar a liderança no mercado de manipuladores.
Com a estratégia LIFT e a nova organização regional, o Grupo Manitou reforça seu compromisso com uma visão de longo prazo, baseada em inovação, proximidade com o cliente e excelência operacional, consolidando a LAPAM como um dos principais vetores de crescimento global do grupo.






