Rasip Agro projeta colher 55 mil toneladas de maçãs na safra 2026
Produção representa crescimento de cerca de 30% em relação a 2025, com até 20% do volume destinado à exportação

A Rasip Agro, unidade da RAR Agro & Indústria, projeta colher aproximadamente 55 mil toneladas de maçãs na safra de 2026, um crescimento de aproximadamente 30% em relação a 2025, quando a produção somou 42 mil toneladas em função dos desafios climáticos enfrentados no ano. Do total previsto, entre 15% e 20% deverá ser destinado ao mercado externo, reforçando a presença da empresa no comércio internacional da fruta.
A produção da safra será composta por 75% de maçãs do grupo Gala, o que inclui o clone Belgala, e 25% do grupo Fuji. Segundo o diretor da Rasip Agro, Celso Zancan, a Rasip Agro Belgala é um clone exclusivo da empresa, com coloração vermelho intenso desde as fases iniciais de desenvolvimento, o que permite maior precisão no ponto de colheita e agrega valor a atributos como crocância e dulçor. “Para essa safra, a expectativa é fortalecer a comercialização da variedade para o mercado interno”, afirma.
Com cerca de 1,5 mil hectares de pomares, localizados em Vacaria (RS), na região dos Campos de Cima da Serra, a Rasip Agro mantém uma estratégia voltada à diversificação de mercados. Além de outros destinos internacionais, as exportações devem atender países como Índia, Irlanda, Inglaterra, Holanda, Portugal, Rússia e Bangladesh. Mantendo a estratégia de expansão ao mercado do Oriente Médio e novos mercados como Malásia, Indonésia e Taiwan.
Para o presidente executivo da RAR Agro & Indústria, Sergio Martins Barbosa, o avanço da produção reflete a consolidação da operação ao longo dos últimos anos. “A projeção de colher cerca de 55 mil toneladas de maçãs na safra de 2026 confirma a evolução consistente da nossa operação, resultado de investimentos em tecnologia, manejo e genética. O crescimento em relação ao ano anterior e a destinação de até 20% da produção para a exportação reforçam a qualidade da maçã produzida em Vacaria e a competitividade da Rasip Agro no mercado internacional”, destaca.
Além do desempenho produtivo, a safra de 2026 também impacta positivamente o mercado de trabalho na região. Para o período de colheita, a empresa gera cerca de 2.500 postos de trabalho com carteira assinada, contribuindo para a movimentação econômica dos Campos de Cima da Serra.
Rasip Agro
Uma das pioneiras a atuar no segmento de maçãs no país – os primeiros pomares foram plantados na década de 70, a Rasip Agro tem como premissa o planejamento e execução de todos os processos a fim de garantir a excelência do produto final. Desde a colheita no campo, passando pelo atendimento personalizado, até a eficiência na entrega, a empresa prima pela satisfação plena do cliente, pois entende que este resultado é a única condição para atuar competitivamente no mercado, sustentando seu crescimento e visão de futuro. Possui a certificação GLOBAL G.A.P. (Global/Good Agricultural Pratice), onde a segurança alimentar (Rastreabilidade), o manejo sustentável (meio-ambiente) e o bem-estar do trabalhador (social) são seus pilares de apoio, que garantem um produto seguro, livre de contaminação, permitindo assim sua comercialização nas maiores redes de produtos alimentícios do mundo.
Sobre a RAR Agro & Indústria
A RAR Agro & Indústria, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 70. Hoje, é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil, comprometida com a inovação e a sustentabilidade. Com um legado voltado para o futuro, nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A RAR Agro & Indústria tem, em seu portfólio, linha de importados como queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão. Com sede em Vacaria (RS), conta ainda com linha de 32 rótulos entre vinhos e espumantes, nacionais e importados, e azeite de oliva produzido a partir de olivares próprios.






