Novas tecnologias auxiliam no melhor desenvolvimento radicular da cana-de-açúcar
Calcário micronizado permite um melhor desenvolvimento das raízes, preparando a cultura para períodos de estiagem e veranico

As novas tecnologias estão ajudando os produtores de cana-de-açúcar a enfrentarem as dificuldades no cultivo, garantindo melhores resultados. Entre elas, está a utilização de fertilizantes naturais, que auxiliam no desenvolvimento das raízes, preparando a cultura para períodos de veranico, por exemplo.
A utilização de calcário micronizado, que age em profundidade, é uma das soluções que permitem que a cana-de-açúcar possa ter um crescimento saudável desde a raiz, deixando as plantas mais fortes e resistentes.
“Um solo bem corrigido, em profundidade, tem maior desenvolvimento radicular, e as plantas ficam menos suscetíveis aos períodos de veranicos. O calcário convencional é mais grosso em relação ao calcário micronizado, então é considerado imóvel no solo. O calcário micronizado, por conta da sua granulometria, consegue descer no perfil do solo e corrigi-lo em profundidade”, destaca Cláudio Monteiro, químico responsável pela área de Desenvolvimento e Pesquisa da Massari, especialista em fertilizantes naturais.
Com a utilização de calcário micronizado, que consegue penetrar o perfil do solo em até 60 dias, Monteiro afirma que é possível conseguir raízes mais profundas, deixando a cultura mais forte e preparada para períodos de falta de chuvas.
“Esse tipo de calcário não é como o convencional, que é mais grosseiro e demora mais para aderir ao solo. Por ser mais fino, ele consegue ter uma reação mais rápida e uma melhor aderência, podendo apresentar resultados em 60 dias. Já o convencional costuma ter uma reação em 90 dias”, explica o químico.
O produto desenvolvido pela Massari está no mercado há oito anos e tem ajudado os produtores de cana-de-açúcar a conseguirem enfrentar os períodos de seca sem perder a produtividade.
“Em épocas de estiagem, em que não chove e o calor é intenso, a cana não resiste muito e há muitas perdas. Mas, feita essa correção do solo com o fertilizante à base de minério, o solo vai ficar menos ácido e a cultura irá sobreviver mais”, relata.
Testes em Piracicaba
A Massari, especialista em fertilizantes naturais, desenvolveu o produto DGMS a partir de calcário micronizado, que age em profundidade, permitindo um melhor desenvolvimento radicular.
A empresa fez a aplicação do DGMS TOTAL MIX + S + FOSFAKAL em uma lavoura experimental da cooperativa COPLACLANA, em Piracicaba, que será objeto de estudos durante a realização do evento COPLACAMPO 2026, que acontece entre os dias 23 e 27 de fevereiro, no bairro Taquaral. A Massari irá fazer uma trincheira para analisar o desenvolvimento das raízes.
O COPLACAMPO é o principal evento anual da cooperativa COPLACANA e funciona como um polo de tecnologia e inovação do agronegócio brasileiro, reunindo mais de 140 expositores, além de profissionais, consultores e produtores do setor.
Sustentado por três pilares estratégicos – Institucional, Vitrine Tecnológica e Negócios –, o evento é voltado a cooperados, produtores rurais, profissionais da área e afins, que buscam atualização em máquinas, implementos, insumos, soluções de agricultura de precisão, inovação e tecnologia.






