Mosaic destaca papel dos fertilizantes sustentáveis na descarbonização do agronegócio durante a FLA 2026

Mosaic destaca papel dos fertilizantes sustentáveis na descarbonização do agronegócio durante a FLA 2026

Mosaic destaca papel dos fertilizantes sustentáveis na descarbonização do agronegócio durante a FLA 2026
Companhia aponta integração entre fertilizantes, biocombustíveis e mercado de carbono como estratégia para competitividade global e segurança alimentar
 

A Mosaic, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, participou dos debates da Fertilizer Latino Americano (FLA) 2026, principal conferência do setor de fertilizantes da América Latina, realizada nesta semana em Miami (EUA). O evento reuniu especialistas para discutir, entre outros temas, a integração entre fertilizantes sustentáveis, biocombustíveis e o mercado de carbono como estratégias para a descarbonização do agronegócio e o fortalecimento da competitividade global do Brasil.

No painel “Fertilizantes sustentáveis e créditos de carbono: monetizando práticas verdes para a competitividade global”, o country manager e vice-presidente da Mosaic para Brasil e Paraguai, Eduardo Monteiro, detalhou por que a conexão entre esses temas se tornou central para o setor neste momento. “A descarbonização não ocorre de forma isolada. Diferentemente dos combustíveis fósseis, que liberam na atmosfera o carbono estocado no subsolo há milhões de anos, os biocombustíveis fazem parte de um ciclo biológico circular. No entanto, para maximizar esse benefício, é necessário reduzir as emissões de Escopo 3, relacionadas à cadeia de suprimentos, na qual os fertilizantes representam uma parcela significativa”, afirma.

“Para que o etanol ou o biodiesel alcancem os melhores indicadores de eficiência ambiental em relação às alternativas fósseis, a jornada começa no solo. Nesse contexto, o crédito de carbono surge como o mecanismo financeiro que viabiliza essa transição, ao transformar a redução de emissões em um ativo negociável”, completa Monteiro.

Sustentabilidade como fator estratégico para o agro

Ainda segundo o executivo, o tema se conecta à transição energética e à segurança alimentar global a partir do conceito de “produzir mais com menos”. “A segurança alimentar exige escala produtiva, enquanto a transição energética exige baixa emissão. Fertilizantes eficientes permitem que o Brasil continue sendo o celeiro do mundo, ampliando a oferta de alimentos de forma sustentável e, ao mesmo tempo, fornecendo a biomassa necessária para os combustíveis do futuro, como o SAF (Combustível Sustentável de Aviação), sem a necessidade de expandir fronteiras sobre áreas nativas”, analisa.

Oportunidades na agenda de descarbonização

Nesse cenário, práticas como o plantio direto, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), a agricultura de precisão, o uso de bioinsumos e de fertilizantes organominerais reforçam o papel do Brasil como referência global em agricultura sustentável, ao contribuir para a redução de emissões e o aumento da eficiência produtiva ao longo da cadeia.

“O setor deixa de ser apenas um fornecedor de NPK para se tornar um provedor de tecnologia de descarbonização. As oportunidades residem no desenvolvimento de fertilizantes de baixa emissão, como a amônia verde, de organominerais que promovem a economia circular ao aproveitar resíduos e de bioinsumos que aumentam a eficiência biológica do solo e a resiliência das culturas”, aponta Monteiro.

Impactos diretos para o produtor rural

A adoção de fertilizantes mais eficientes e de menor impacto ambiental também se traduz em ganhos econômicos relevantes. Segundo o executivo, “o benefício é triplo: redução de desperdícios, com otimização de custos; maior resiliência da lavoura frente às intempéries; e acesso ao green financing, modalidade de crédito agrícola com taxas de juros mais atrativas. O fertilizante eficiente protege a margem do produtor ao mesmo tempo em que valoriza o produto final”.

Nos próximos anos, a indústria tende a assumir um papel ainda mais estratégico ao oferecer “tecnologia embarcada” nos produtos. “Mais do que uma vendedora de insumos, ela se consolida como uma parceira estratégica do agricultor e um agente fundamental de mudança em todo o ciclo produtivo. A indústria ajudará o produtor a aumentar a produção de alimentos de forma sustentável, fornecendo as ferramentas para que ele também se torne um sequestrador de carbono”, finaliza.

Sobre a Mosaic

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo buscando solucionar desafios de maneira diferente, refletindo seu espírito inovador reconhecido mundialmente. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. Sua produção se dá com base em conhecimentos sólidos, adquiridos a partir de evidências científicas que garantem a eficácia de seus produtos. Opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes, incluindo bioinsumos, para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais.

No Brasil, está presente em mais de dez estados, tendo presença também no Paraguai, com profissionais que trabalham diariamente comprometidos com a ética. Em 2024 a empresa completou duas décadas de compromisso em ajudar a alimentar uma população global cada vez maior, promovendo, para isso, ações que visam transformar a produtividade do campo e a realidade dos locais onde atua, de forma segura, sustentável e inclusiva. Para mais informações, visite Link. Siga-nos no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe também nossos canais de conteúdo Nutrição de Safras e NutriMosaic.

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades