Foton triplica emplacamentos no Brasil em 2025
-
Crescimento de mais de 200% em relação a 2024, avanço da eletrificação e expansão da rede reforçam a estratégia da montadora no mercado brasileiro
A Foton do Brasil encerrou 2025 com um crescimento expressivo no mercado brasileiro. A montadora emplacou mais de 2 mil veículos no ano passado, registrando crecimento superior a 200% em relação a 2024, segundo dados da Fenabrave. O desempenho reflete a consolidação da estratégia de crescimento sustentável da fabricante, baseada na diversificação do portfólio, fortalecimento da rede e no avanço em soluções eletrificadas.O grande destaque da marca em 2025 foi o Aumark S 315, veículo comercial leve que pode ser dirigido com carteira B. O modelo se consolidou como o carro-chefe da Foton no Brasil e campeão de vendas da marca no País, com mais de 600 unidades emplacadas no ano.

Outro movimento relevante foi a estreia da Tunland, a primeira picape híbrida a diesel no Brasil, lançada no segundo semestre de 2025. Mesmo com poucos meses de mercado, o modelo somou mais de 350 unidades emplacadas até o fim do ano passado, apresentando resultado expressivo em um dos segmentos mais competitivos do mercado brasileiro, o que reforça o potencial do produto e a estratégia de entrada da Foton no segmento de picapes médias.
No mercado de caminhões, a Foton encerrou 2025 na 7ª posição do ranking nacional, com mais de mil unidades emplacadas. O resultado representa um avanço consistente de 78,2% frente a 2024.

Por categoria, o desempenho foi equilibrado. Nos caminhões leves, os modelos Aumark S 715 e Aumark S 916 somaram, juntos, mais de 340 unidades no ano. No segmento de caminhões médios, o Aumark S 1217 foi o principal destaque, com mais de 490 exemplacamentos em 2025, garantindo 3,8% de participação no segmento.
Eletrificação avança entre os comerciais leves
Embora o mercado de caminhões elétricos ainda represente um volume reduzido no Brasil, a Foton já ocupa uma posição de destaque nessa categoria de veículos comerciais. Em 2025, a marca alcançou a 3ª colocação no ranking anual, com 9,24% de participação neste segmento do Brasil.
“O desempenho reforça a estratégia da montadora de se posicionar de forma antecipada em soluções com zero emissão, especialmente em aplicações urbanas e alinhadas à transição energética”, comenta Maurício Santana, diretor comercial da Foton do Brasil.
De acordo com Santana, além do avanço nos emplacamentos, a Foton do Brasil ampliou de forma significativa sua estrutura de atendimento no País. “Em 2025, a rede de concessionárias cresceu de 38 para 80 pontos de vendas confirmados, fortalecendo a capilaridade da marca em diferentes regiões do Brasil”, comenta. Para 2026, o plano de expansão segue ativo, com a abertura de novas revendas e a meta de superar a marca de 100 concessionárias até o início do próximo ano, além do reforço da estrutura comercial e de pós-venda, acompanhando o crescimento do portfólio e da base de clientes da montadora.






