Pavimentação de concreto sem fio-guia conheça o AutoPilot 2.0 da Wirgten

A atualização do sistema elimina a necessidade de medir, instalar e desmontar fios-guia. 

A Wirgten Group, líder mundial no setor de pavimentação e mineração, atualizou  seu sistema para as pavimentadoras de concreto. O AutoPilot 2.0 é compatível com as máquinas SP 15i e a SP 25i e garante a redução de custos e economia de tempo, pois não é necessária a utilização de fios-guia.

De acordo com a empresa, o sistema funciona da seguinte maneira: o comando 3D inclui um tablet que controla a máquina e está conectado à vareta do Field Rover. Dois receptores GPS montados na máquina se comunicam com uma estação de referência no campo. O sistema de navegação com suporte de satélite (GNSS) comanda a direção e a inclinação transversal da pavimentadora de concreto de forma totalmente automática. Em combinação com um sensor ultrassônico ou uma estação total controlada por robô, ele também controla a altura da máquina com exatidão.

Além disso, a SP 15i e a SP 25i podem ser equipadas com sistemas 3D de outros fornecedores, já que os dados são transferidos através de uma interface. Para a pavimentação, são utilizados diversos sistemas, como o receptor RTK baseado em GNSS ou estações totais automáticas.

Outra vantagem do AutoPilot 2.0, segundo a empresa, são sensores na máquina que possibilitam medições precisas durante o processo de pavimentação. “Tais sistemas comparam, constantemente, os valores nominais e reais dos parâmetros de pavimentação. Se nenhum modelo de terreno tridimensional digital estiver disponível para um projeto, o Field Rover da Wirtgen pode ser utilizado para gerar um novo modelo de dados digitais diretamente no local da obra.”

Para o vice-presidente da Talley & Armstrong Inc, construtora especializada em concreto nos Estados Unidos, uma das primeiras empresas norte-americanas a atualizarem o sistema, a pavimentação sem fio-guia representa uma economia de tempo e gastos. “Quando trabalhamos pela primeira vez sem fios-guia, recebemos a tarefa de instalar um perfil de meio-fio e calha em um estacionamento. No final do primeiro dia, meus funcionários normalmente teriam que desmontar o fio-guia e instalá-lo novamente no trecho do dia seguinte. Em vez disso, perguntaram o que deveriam fazer. Não havia fios-guia para remover ou trocar.”, lembra Armstrong.

 

Outro ponto apontado por ele é a facilidade e agilidade do sistema. “ Se não trabalhamos com um modelo importado, pode ser que precisemos de duas horas em um beco para definir os fios-guia necessários. Em vez disso, posso usar o Field Rover para inserir os pontos de dados adequados e criar um fio-guia virtual em apenas dez minutos.”, afirma

O AutoPilot 2.0, adequado para o uso com as pavimentadoras de concreto SP 15i e SP 25i da Wirtgen, elimina a necessidade de medir, instalar e desmontar os fios-guia. Além disso, a equipe de apoio em solo pode trabalhar sem o incômodo dos fios-guia. O sistema 3D é adequado, por exemplo, para a pavimentação de barreiras de segurança de concreto, meios-fios, perfis de calhas ou canteiros centrais, assim como para pavimentos de estradas com uma largura de até 3,5 m usando o processo inset e 2,5 m com o processo offset.

CONTATO:

Empresa: CIBER Equipamentos Rodoviários Ltda.

Site: www.wirtgen-group.com/brasil | www.ciber.com.br

Contato: (19) 3045 9758 | (51) 33649200

(Fonte: Redação EaeMáquinas)

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades