Usina Hidrelétrica Ilha Solteira inaugura laboratório para testes de sistema de armazenamento de energia com baterias

Usina Hidrelétrica Ilha Solteira inaugura laboratório para testes de sistema de armazenamento de energia com baterias

O empreendimento, liderado pela CTG Brasil, concretiza desenvolvimento e inovação no setor energético brasileiro

Usina Hidrelétrica Ilha Solteira inaugura laboratório para testes de sistema de armazenamento de energia com baterias

A Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, operada pela CTG Brasil e sediada na cidade de Ilha Solteira (SP), passa a contar com um laboratório destinado ao estudo do uso de baterias associadas à geração solar. O projeto, chamado Flex BESS, foi desenvolvido pela CTG Brasil em parceria com o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) de Pernambuco, Thymos Energia e Wisebyte, e tem o objetivo de testar formas de aplicação da energia produzida e armazenada, além de modelos de operação que possam ser adotados pelo setor elétrico.

Usina Hidrelétrica Ilha Solteira inaugura laboratório para testes de sistema de armazenamento de energia com baterias

“Projetos de armazenamento de energia fazem parte da estratégia da CTG Brasil, pois ampliam a flexibilidade operacional. O Flex BESS, somado ao nosso portfólio de projetos que inclui estudos regulatórios para usinas reversíveis e o desenvolvimento de software para identificação de potenciais aplicações dessas usinas, representa um passo decisivo na construção de soluções que garantem maior estabilidade e eficiência para o setor. Essa iniciativa nos permite desenvolver projetos que não apenas ampliam a integração de fontes renováveis, mas também contribuem para o desenvolvimento de novos modelos de negócio”, explica Fernanda Martins, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Pesquisa & Desenvolvimento da CTG Brasil.

Usina Hidrelétrica Ilha Solteira inaugura laboratório para testes de sistema de armazenamento de energia com baterias

O projeto conta com uma usina fotovoltaica com 1.248 módulos com capacidade de geração de 692 kWp e potencial de suprir o consumo estimado de mais de 380 residências. Neste momento, a energia gerada será para consumo interno da empresa. Junto à usina, foi construído um sistema BESS da Huawei de 215 kWh instalado para avaliar o comportamento do armazenamento eletroquímico em operações conectadas ao sistema elétrico.

“Trata-se de um projeto piloto no Brasil, dentro de uma usina hidrelétrica e que pode ser utilizado como case nacional. Dado todo o contexto de transição energética, o desenvolvimento desse projeto tem altíssima relevância para o SENAI Pernambuco, através do Instituto SENAI de Inovação. Por meio disso, estamos nos posicionando nesse tema de Smart Energy Systems (Sistemas de Energia Inteligente) e estamos trabalhando para termos estruturas e cases relevantes para que possamos contribuir com o Sistema Nacional Brasileiro de Energia e o setor industrial, promovendo mais energia limpa, de forma inteligente e mais barata para a sociedade”, pontua o diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves.

A estrutura permite medir, em operação contínua, como o armazenamento pode apoiar a rede em momentos de variação da geração e contribuir para serviços auxiliares e ancilares. O escopo do projeto também inclui estudos computacionais e avaliações sobre o uso de baterias em diferentes cenários de operação, fornecendo dados para os modelos a fim de tornar o sistema mais resiliente e economicamente eficiente.

“Projetos como esse são fundamentais para acelerar a inserção dos sistemas de armazenamento no setor elétrico brasileiro. Ao testar soluções de baterias em ambiente real, conseguimos gerar evidências técnicas e econômicas que apoiam novos modelos de negócio e a evolução da regulação, especialmente para a oferta de serviços ancilares e o aumento da flexibilidade do sistema. Estamos animados em contribuir com expertise técnico e regulatório nesta iniciativa que ajudará no desenvolvimento do mercado de armazenamento”, afirma Fillipe Soares, diretor de Consultoria da Thymos Energia”.

Outro parceiro importante é a HDT que atua como representante estratégica da Huawei no Brasil, integrando soluções de armazenamento de energia de classe mundial a projetos que impulsionam a modernização do setor elétrico.

“No Flex BESS, nossa contribuição está em garantir a aplicação eficiente e segura dos sistemas de baterias, viabilizando maior flexibilidade operacional, confiabilidade e aprendizado técnico para futuras aplicações em larga escala no país”, afirma Guilherme Prym, diretor comercial de BESS da HDT.

O laboratório servirá para testes de equipamentos, desenvolvimento de soluções, incluindo aspectos regulatórios, e capacitação técnica das equipes envolvidas. O sistema será monitorado para verificar desempenho, custos, ciclos de carga e descarga e formas de integração do armazenamento a usinas hidrelétricas, solares e eólicas. A iniciativa recebeu investimento de R$ 15 milhões por meio de recursos do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, do SENAI e de parceiros.

Sobre a CTG Brasil

Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 15 usinas hidrelétricas, 12 parques eólicos e um complexo solar, com capacidade instalada total de 9 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades