Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio como polo de inovação em energia

Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio como polo de inovação em energia

Edital da ENBPar, com execução da Firjan SENAI, inicia ciclo nacional de aceleração tecnológica

A Firjan SENAI lança no dia 11 de fevereiro, no Rio de Janeiro, a primeira chamada pública do Lab Procel II, programa da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) voltado à aceleração de soluções em eficiência energética. A chamada inaugura a fase operacional de um convênio de R$ 33 milhões, com execução técnica conduzida pela Firjan SENAI por meio de seus Institutos de Tecnologia, que atuam como Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs).

Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio como polo de inovação em energia

Esta chamada inicial é dedicada a soluções em economia circular com ênfase em eficiência energética, direcionadas a aplicações reais no setor produtivo. Outras duas chamadas já estão previstas no programa: uma voltada a cidades inteligentes, com foco na redução do consumo energético em infraestrutura urbana, e outra direcionada à indústria, com soluções associadas aos conceitos de Energia 4.0.

“O modelo combina fomento público e execução técnica especializada. As empresas selecionadas terão acesso a recursos financeiros, infraestrutura de laboratórios, mentoria técnica e conexão com o setor elétrico, reduzindo o tempo entre desenvolvimento tecnológico e aplicação em escala. A exigência de parceria com uma ICT, papel exercido pelos Institutos de Inovação da Firjan SENAI, busca aumentar a taxa de sucesso e a aderência das soluções às demandas reais do mercado”, explica Carla Giordano, gerente executiva de Pesquisa e Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI.

A experiência anterior do Lab Procel serve de referência. Na primeira edição, quase R$ 17 milhões foram investidos, com soluções levadas ao mercado e a formação de um ecossistema de inovação aplicado à eficiência energética. A nova chamada amplia esse esforço, agora com maior escala e foco em impacto econômico.

Serviço:

As inscrições para a primeira chamada do Lab Procel II serão abertas a partir do lançamento do edital e vão de 11 a 27 de fevereiro de 2026, até 23h59 (horário de Brasília). As propostas devem ser submetidas exclusivamente pelo site www.labprocel.com.br, por meio do botão “Inscreva-se”, que direciona à Plataforma Inovação para a Indústria. Após o encerramento do prazo, não será permitida a submissão ou edição de propostas. Eventuais prorrogações ou alterações no cronograma poderão ocorrer a critério da ENBPar e do SENAI/RJ e serão divulgadas no portal oficial da chamada.

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades