Mirante de aço avança sobre penhasco na Serra Gaúcha e transforma experiência turística em Canela

Mirante de aço avança sobre penhasco na Serra Gaúcha e transforma experiência turística em Canela

Estrutura com 200 toneladas de aço e passarela com piso de vidro leva arquitetura arrojada e engenharia de precisão ao Parque do Caracol

 Mirante de aço avança sobre penhasco na Serra Gaúcha e transforma experiência turística em CanelaUm dos principais cartões-postais do Brasil, o Parque do Caracol, em Canela (RS), está recebendo uma intervenção ousada: um novo mirante e café panorâmico projetados com 200 toneladas de aço, incluindo vigas em balanço que se estendem até 16 metros sobre o penhasco. A estrutura de grande complexidade técnica cria uma plataforma suspensa com vista para a famosa Cascata do Caracol, e representa um marco de inovação para a engenharia nacional, combinando arquitetura arrojada com desafios geotécnicos relevantes.

Idealizado pelo escritório Índio da Costa e executado pela Metasa, o projeto foi concebido para ampliar a experiência do visitante com um espaço visualmente impactante, seguro e integrado à paisagem natural da Serra Gaúcha. A estrutura metálica se tornou peça-chave por sua leveza, resistência e capacidade de vencer grandes vãos, reduzindo prazos de montagem e impactos ambientais em um terreno com topografia sensível.

“Preservar a geometria arquitetônica enquanto garantimos estabilidade, conforto e desempenho estrutural foi um dos maiores desafios”, explica Mateus Rigo, gerente de engenharia da Metasa. A passarela com piso de vidro é um dos grandes atrativos do projeto, desenhada para criar uma sensação de imersão no cenário natural — com segurança garantida por rigorosas análises estruturais e simulações dinâmicas em ambiente BIM.

Além da obra em si, o projeto reforça a tendência do uso da construção industrializada em aço em obras especiais e complexas. “O aço permite elevada precisão, racionalização construtiva e mínima interferência no entorno, o que foi determinante nesse tipo de intervenção”, acrescenta Rigo.

Formação técnica e qualificação são vitais para avanço do setor

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), que acompanha e apoia o projeto, reforça que esse tipo de obra demanda uma nova geração de engenheiros e arquitetos especializados em soluções industrializadas. “A construção em aço vem ganhando espaço em projetos de alto impacto, como centros culturais, hospitais, escolas e mirantes como este. Isso gera oportunidades reais para profissionais preparados para lidar com essa tecnologia”, avalia a entidade.

Com iniciativas como cursos, webinars e concursos nacionais, o CBCA atua para qualificar profissionais e fomentar o desenvolvimento de soluções sustentáveis, ágeis e seguras em todo o país.

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades