Varejo da construção: 8 pontos práticos para atender de vez a Reforma Tributária
Especialista da Infox Tecnologia alerta que o desafio para as lojas do setor vai além do ajuste de tarifas e regimes, passando diretamente pela revisão de sistemas

A Reforma Tributária iniciou sua fase de testes neste ano para vigorar, efetivamente, em 2027. André Maniezo, CEO da Infox Tecnologia, empresa com soluções para meios de pagamento e gestão no varejo de materiais de construção, alerta: “depois desse período de validação, não será possível improvisar”. O especialista compartilha 8 pontos práticos para o varejista se adequar totalmente à legislação em tempo.
De acordo com dados do IBGE divulgados em 2025, o varejo do setor, considerando a venda direta para o consumidor final, tem cerca de 162 mil empresas formalmente constituídas no Brasil. Um contexto importante para a reforma é que a maior parte das lojas demorou para aderir a tecnologias mais avançadas de gestão. Segundo dados do IEMI – Inteligência de Mercado, de forma geral, 90% das pequenas empresas ainda não eram digitalizadas antes da pandemia.
“Isso aponta fortemente para a direção de que a jornada de transformações passa diretamente pela revisão de sistemas e processos. O varejista ainda tem um ano pela frente para ajustar operações e treinar equipes. Parece bastante tempo, mas é preciso considerar que tudo isso deve ser feito com o barco em movimento para chegar em 2027 atendendo 100% dos requisitos”, explica.
Para o especialista, estes são os 8 passos práticos para o varejo da construção se adequar:
1 – Treinamento profundo e constante da equipe fiscal e de caixa: colaboradores responsáveis por emitir notas precisam entender em detalhes as novas regras, tags e o impacto do destaque de tributos. Simulações práticas e checklists reduzem erros. (Treine igualmente os operadores de PDV sobre como identificar itens com imposto seletivo, por exemplo).
2 – Atualize e teste seus sistemas (ERP, PDV, Faturamento): Faça um cronograma de atualização com fornecedores de software e promova testes integrados (PDV – ERP – Contabilidade – Fisco). Execute emissão de notas fiscais “de teste” para validar a cadeia.
3 – Mapeie a classificação fiscal dos produtos: Uma classificação fiscal incorreta (NCM / Código de Serviço) pode gerar recolhimento errado. Revise o catálogo de produtos com o contador e faça amostragens.
4 – Revisão de preços e margem por SKU: Simule cenários com as novas alíquotas e veja quais SKUs ficam mais sensíveis. Ajuste promoções e margens antes que a alteração ocorra em massa.
5 – Política de estoque e inventário: Controle as notas de entrada e saída para garantir a correta atribuição de créditos e evitar divergências na escrituração.
6 – Auditoria periódica e conciliação: Concilie impostos apurados e recolhidos regularmente para detectar cedo variações.
7 – Planejamento de caixa: Considere possíveis mudanças no timing de recolhimento – mantenha uma reserva de liquidez para transações.
8 – Conte com especialistas: A reforma é complexa e terá interpretações operacionais durante a implementação. Consultoria fiscal e suporte técnico são investimento, não custo.
Crédito próprio como estratégia para a Reforma
André Maniezo também lembra que tempos de mudança tendem a causar volatilidade na demanda e na competição por preço. Neste cenário, o especialista destaca que ofertar crédito próprio, com cartão de crédito marca própria ou BNPL (Buy Now, Pay Later), aliado a outros serviços financeiros, ajudam o varejista.
“Primeiro, a aumentar o ticket médio, já que clientes de lojas de materiais de construção compram mais quando há parcelamento ou condições próprias. Também é uma excelente forma de fidelizar com programas exclusivos de pontos ou cashback. Além disso, com políticas de crédito próprias, é possível controlar a receita e mitigar os riscos, já que o lojista define regras, prazos e limites. Por fim, é um meio de diversificar as fontes de receita com juros, tarifas e parcerias que geram novas margens”, finaliza.
FEICON
O varejista da construção interessado em evoluir não só em relação às adaptações da Reforma Tributária, mas em otimizar a operação de forma inteligente, poderá conferir as soluções da INFOX Tecnologia na maior vitrine para o setor, a FEICON. Basta procurar os especialistas no estande B048 do evento, confirmado para acontecer entre os dias 07 e 10 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.






