BASF lança fungicida inovador e apresenta oferta completa de soluções na 36ª Abertura da Colheita do Arroz
Produto de alta performance, desenvolvido para o arroz, será lançado em evento que reúne produtores, pesquisadores e lideranças do agro em Capão do Leão – RS

A BASF Soluções para Agricultura apresenta um conjunto de inovações para o manejo eficiente dos arrozais durante a 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Com foco em ajudar o agricultor a vencer os desafios da produção do grão, o destaque é o lançamento de um fungicida inovador desenvolvido exclusivamente para a cultura. Além desta novidade, a empresa também vai expor nas áreas demonstrativas as suas soluções, como herbicidas e sementes híbridas, que compõem a oferta para o cultivo.
A relevância dessas soluções se torna ainda mais evidente diante do atual cenário da rizicultura no país. Segundo o 5º levantamento da safra 2025/2026 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira de arroz deverá ser de aproximadamente 11 milhões de toneladas. Apesar do número expressivo, a estimativa representa uma queda de 14% em relação à safra anterior, reflexo da redução de 11% na área semeada. Esse cenário reforça a importância de inovações que contribuam para a proteção da lavoura, o aumento da produtividade e a qualidade dos grãos.
Diante desse panorama, o novo fungicida Kilymos® surge como uma importante ferramenta para o sucesso da lavoura. Desenvolvido com foco no controle de doenças do arroz, o produto conta com o novo ingrediente ativo Revysol®, que já demonstrou ampliar o controle de doenças em outros cultivos, como soja e milho. Agora, essa tecnologia chega às lavouras de arroz, oferecendo aos produtores uma alternativa robusta e moderna para a proteção da cultura.
Segundo Graziela de Morais, gerente de Marketing Arroz e Trigo da BASF Soluções para a Agricultura, o lançamento estará disponível para a safra 2026/27. “Com o amplo espectro da ação, Kilymos® é o único fungicida no mercado que combina o reconhecido poder do triciclazol com a inovação de Revysol®, promovendo um controle superior das principais doenças da cultura, como brusone, mancha-parda e queima-das-bainhas”, explica.
Com rápida absorção pelas plantas e efeito residual prolongado, a solução oferece uma ação preventiva superior, especialmente relevante em ambientes sujeitos a altas temperaturas e chuvas frequentes. A arquitetura molecular ainda possibilita a liberação gradual do ingrediente ativo no interior da folha, o que contribui para um controle contínuo das doenças ao longo do ciclo.
Ainda de acordo com Graziela, Kilymos® também se destaca pela simplicidade operacional, por ser um produto pronto para uso, o que reduz a necessidade de misturas adicionais e apoia um manejo mais eficiente na rotina das propriedades. A combinação entre ação preventiva e curativa amplia a flexibilidade no manejo fitossanitário e ajuda o produtor a lidar com diferentes pressões de doenças.
Este lançamento, que traz uma tecnologia inédita para as lavouras de arroz, é resultado de anos de pesquisa e integra o compromisso da BASF com inovação em proteção de cultivos, um esforço sustentado por um investimento anual superior a 915 milhões de euros em desenvolvimento de novas soluções.
Portfólio completo para o cultivo de arroz
Com este compromisso de oferecer inovações para o mercado e facilitar o manejo, a BASF direciona sua atuação para soluções integradas que consideram o sistema produtivo como um todo. Essa abordagem é essencial para garantir que o uso de determinados produtos não afete as culturas subsequentes, como soja e milho.
Entre os principais pontos de atenção está o controle das plantas daninhas mais recorrentes no arroz irrigado e de terras altas, como capim-arroz, capim-marmelada, capim-carrapicho e capim pé-de-galinha. Para mitigar os impactos dessas espécies na produtividade, a empresa recomenda o herbicida Aura® 200, alinhado às necessidades de sistemas que alternam arroz com outras culturas.
Esta visão holística reflete a estratégia da empresa de posicionar o arroz dentro do sistema produtivo da soja, entendendo a dinâmica real do campo na visão do agricultor – o que inclui a rotação de culturas. Além de soluções de proteção de cultivos, a BASF também tem uma oferta de sementes adequada às demandas da produção nacional. O Brasil é o único país em que a empresa tem uma marca própria de sementes de arroz, reforçando a relevância da cultura no portfólio local.
Neste segmento, o destaque é o Lidero® 132 Provisia (LD 132 PV), variedade que alia alto potencial produtivo, com médias superiores a 70% de grãos inteiros, além da qualidade que atende às exigências da indústria beneficiadora e às preferências do consumidor. O híbrido integra o Sistema Provisia®, desenvolvido para facilitar o controle de plantas daninhas de folhas largas e estreitas, como capim-arroz e arroz vermelho. Esse sistema faz parte de uma estratégia de manejo da BASF que permite ao rizicultor diversificar ingredientes ativos, combater plantas daninhas de difícil controle e sustentar a produtividade da lavoura a longo prazo.
Para a diretora de Marketing da BASF Soluções para Agricultura, Graciela Mognol, a longevidade dos arrozais é um compromisso da empresa com os produtores e toda a cadeia produtiva. Afinal, graças às tecnologias desenvolvidas pela BASF ao longo das últimas duas décadas, como o Sistema Clearfield® e depois o Sistema Provisia®, foi possível a manutenção do cultivo em áreas infestadas por plantas daninhas que inviabilizam a produção.
“Temos um histórico muito forte no cultivo de arroz, fruto de uma parceria de longa data para que esta lavoura seja produtiva e rentável. Nós entendemos as dificuldades e particularidades desta cultura e estamos ao lado do rizicultor em todos os momentos. Por isso, ano após ano, seguimos inovando e oferecendo soluções que façam a diferença no campo”, ressalta Graciela.
Programação da BASF durante o evento
Durante os três dias da feira, a companhia contará com uma programação técnica no estande e nas vitrines de campo:
- Todos os dias (manhã): Tour técnico guiado pelas vitrines de campo.
- 24/02 – (tarde): Presença do pesquisador Marcelo Madalosso no estande para discussão sobre manejo de doenças no arroz e na soja.
- 24/02 – 17h20: Palestra de Felipe Leal, sócio da StartSe, patrocinada pela BASF, no auditório principal do evento.
- 25/02- 17h: Lançamento oficial do fungicida Kilymos®, no estande das vitrines tecnológicas da BASF.
BASF Soluções para Agricultura. Juntos pelo seu Legado.
Para mais informações, por favor visite www.agriculture.basf.
Mais informações em www.basf.com.






