Elipse Plant Manager permite que a Sistema Produtor São Lourenço (SPSL) tome decisões de forma mais ágil e assertiva
Plataforma da Elipse Software analisa graficamente os equipamentos e variáveis do Sistema Produtor São Lourenço responsável pela captação e tratamento de água em Vargem Grande Paulista (SP)
A Sistema Produtor São Lourenço S.A. (SPSL S.A.) é uma sociedade de propósito específico (SPE) criada em 2013 com a finalidade de desenvolver a parceria público-privada (PPP) para prestação de serviços de operação e manutenção do sistema de desidratação, secagem e disposição final do lodo gerado em sua Estação de Tratamento de Água (ETA). Além disso, responde pela manutenção do Sistema Produtor São Lourenço e pela execução de obras neste empreendimento, que pertence à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP.

O Sistema Produtor São Lourenço leva água da represa Cachoeira do França, em Ibiúna (SP), para a ETA de Vargem Grande Paulista (SP), percorrendo 83 km de tubulação até os municípios atendidos. O empreendimento, cuja construção começou em 2014, teve sua operação assistida iniciada em abril de 2018, operando comercialmente desde julho do mesmo ano. É interligado aos demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo. De forma sustentável, ampliou a capacidade de produção de água tratada para a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e trouxe importantes conquistas à população da região.
Em busca de uma tecnologia para coleta, análise e armazenamento dos dados relativos aos processos de captação e tratamento de água realizados pelo Sistema Produtor São Lourenço, a SPSL decidiu adotar o Elipse Plant Manager (EPM). A plataforma da Elipse Software, empresa líder nacional no desenvolvimento de soluções para o gerenciamento remoto de processos, garante alto desempenho na gravação e consulta de dados, além de oferecer maior disponibilidade e usabilidade de informações. Vale destacar que a SPSL implementou e customizou esta aplicação do EPM com sua própria equipe interna de automação.
O EPM faz a gestão e análise dos processos com as variáveis dos equipamentos da captação de água bruta (CAB) e ETA executados pelo Sistema Produtor São Lourenço. A arquitetura da automação da ETA e CAB deste sistema é composta por 79 controladores lógicos programáveis (CLPs) de diferentes fabricantes, 1.235 instrumentos de campo e um supervisório, todos interligados por uma rede industrial. O EPM permite que a SPSL monitore os processos em tempo real via gráficos de tendência, notificações, dashboards e painéis comparativos.

Gráficos do EPM para controle das variáveis de funcionamento das motobombas na ETA
Através do software da Elipse, é possível acompanhar o comportamento das variáveis do sistema, como vazão, nível, pressão, temperatura, vibrações, grandezas elétricas e parâmetros analíticos (pH, cor, cloro e turbidez da água). De posse dessas informações, a SPSL consegue analisar com precisão e tomar decisões mais assertivas, otimizando a operação e manutenção, de modo a poder atuar de forma mais preventiva e menos corretiva. Mais informações no case.






