ABESC e ABRALOG se unem para ampliar pavimentos de concreto no Brasil

ABESC e ABRALOG se unem para ampliar o uso de pavimentos de concreto no Brasil

Acordo, anunciado na abertura do Concrete Show, ocorre em momento de recuperação da construção, que cresceu 2,9% no primeiro trimestre e abriu 168,9 mil vagas até junho

ABESC e ABRALOG se unem para ampliar o uso de pavimentos de concreto no Brasil

17ª edição do Concrete Show South America começou nesta terça-feira (25), no São Paulo Expo, com a assinatura de um acordo de cooperação entre a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC) e a Associação Brasileira de Logística (ABRALOG) para ampliar estudos e estimular o uso de pavimentos de concreto no país.

O acordo prevê o compartilhamento de informações técnicas para o desenvolvimento de pavimentos de alto desempenho, além do incentivo à inovação tecnológica e sustentável, capacitação profissional, intercâmbio de experiências e apoio a soluções de engenharia voltadas à infraestrutura.

A parceria foi formalizada pelo presidente da ABESC, Wagner Lopes, e pelo presidente da ABRALOG, Pedro Moreira. Segundo as entidades, a iniciativa começou a ser estruturada durante a Intermodal South America 2026 e busca aproximar os setores de concretagem e logística em torno de soluções para a infraestrutura brasileira.

ABESC e ABRALOG se unem para ampliar o uso de pavimentos de concreto no Brasil

O acordo é anunciado em um momento de retomada da construção. O setor cresceu 2,9% no primeiro trimestre de 2026, na comparação com os três meses anteriores, segundo o IBGE. Para o ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta expansão de 2%, depois do crescimento de 0,5% registrado em 2025.

A recuperação também aparece no mercado de trabalho. A construção abriu 168.962 vagas formais no primeiro semestre de 2026, sendo o segundo setor que mais gerou empregos no país no período, atrás apenas de serviços. Desse total, 64.793 postos foram criados no segmento de infraestrutura, volume 30,3% superior às 49.741 vagas abertas no mesmo período de 2025, segundo dados do Novo Caged compilados pela CBIC.

Infraestrutura ganha espaço

Presente na cerimônia de abertura, Felício Ramuth, vice-governador do Estado de São Paulo, destacou os investimentos em infraestrutura realizados no estado e citou projetos como a conclusão do trecho Norte do Rodoanel e a construção do túnel Santos-Guarujá.

Segundo Ramuth, São Paulo contabilizou a abertura de 500 mil novas empresas no último ano e alcançou a marca de 300 mil novos empregos. O vice-governador também apontou a reforma tributária e o nível das taxas de juros entre os fatores que terão impacto sobre os investimentos nos próximos anos.

“Já avançamos nessa pauta, mas é preciso fazer mais. Para impulsionar o crescimento econômico do país precisamos construir um ambiente de negócios mais simples e favorável aos investimentos, com discussões que envolvam toda a cadeia produtiva nacional”, afirmou.

Representando o governo federal, Roberto Garibe, secretário especial do Programa de Aceleração do Crescimento da Casa Civil (PAC), ressaltou o cenário positivo para a construção e a importância dos investimentos em infraestrutura para sustentar a atividade do setor.

Garibe destacou o volume de investimentos, a geração de empregos e a ampliação da participação das mulheres no mercado da construção civil. Também citou o impacto dos programas habitacionais, especialmente o Minha Casa, Minha Vida, que, segundo ele, responde atualmente por metade das entregas habitacionais do país.

A pauta habitacional também foi abordada por Adriana Boggio, secretária-adjunta de Infraestrutura Urbana e Obras da Prefeitura de São Paulo. Segundo ela, o programa municipal Pode Entrar já entregou mais de 20 mil unidades habitacionais na capital.

A secretária citou ainda intervenções na região de M’Boi Mirim, novos reservatórios e projetos de mobilidade e infraestrutura, entre eles a duplicação do viaduto de acesso ao São Paulo Expo.

“Esse é um encontro privilegiado para a articulação de um setor diretamente ligado à geração de empregos e ao desenvolvimento urbano. Devemos aproveitar essa oportunidade para expandir relações e conhecimento”, afirmou.

Produtividade e novas tecnologias

Na abertura, Fernando D’Ascola, head de Negócios do Núcleo de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets Latam, organizadora do Concrete Show, destacou que a construção atravessa um período de transformação marcado pela busca por maior produtividade, industrialização, digitalização e sustentabilidade, além da incorporação de novas tecnologias.

Segundo o executivo, o Concrete Show funciona como plataforma de conexão entre empresas, profissionais, especialistas e tomadores de decisão, aproximando diferentes elos da cadeia e transformando conhecimento e inovação em oportunidades de negócios.

A cerimônia também reuniu representantes de entidades e instituições ligadas à construção e à infraestrutura, entre eles Inês Magalhães, vice-presidente de Habitação da Diretoria Executiva da Caixa; Julio Timerman, diretor-presidente do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON); Íria Doniak, presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC); Mário William, presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Yorki Estefan, presidente do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP); e Fernando Furiatti Saboia, secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná.

Concrete Show 2026 reúne mais de 450 marcas e deve receber mais de 26 mil profissionais durante os três dias de programação. A feira apresenta equipamentos, materiais, sistemas construtivos, soluções digitais e tecnologias voltadas à construção civil e infraestrutura, além de conteúdo técnico e demonstrações práticas.

O evento segue até quinta-feira (27), das 13h às 20h, no São Paulo Expo.

Ingressos no site do evento

O credenciamento para visitantes é pago, com ingresso de R$ 150 na modalidade inteira e R$ 75 na meia solidária, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. Os ingressos para visitantes e congressistas estão disponíveis no site oficial do evento: www.concreteshow.com.br.

  • Serviço:
  • Concrete Show South América – 17ª edição
  • Data: 25 a 27 de agosto de 2026
  • Local: São Paulo Expo | São Paulo
  • Horário: 13h às 20 horas
Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades