Demanda dos produtores foi atendida pela empresa que realiza a operação.
A LS Tractor, empresa sul-coreana líder no mercado em seu país e que atua no Brasil desde 2013, aderiu à adaptação dos seus produtos de acordo com as solicitações dos produtores agrícolas. A empresa realizou uma pesquisa de campo para entender quais as principais solicitações dos agricultores para garantir a produtividade.
O gerente comercial da concessionária JA Máquinas, da LS Tractor, Ademir Chiquetti,explica que muitos citricultores começaram a trabalhar o adensamento das suas lavouras, ou seja, diminuindo o espaço entre as plantas. “Se por um lado há um ganho expressivo no final das contas há também o risco de perda de frutas por que até o momento, não havia um trator mais adequado para o trabalho nesta cultura”, reflete.
Segundo ele, após pedidos dos produtores, a empresa começou a adequar seus equipamentos para cada tipo de cultura.”A gente recebeu uma demanda, por parte de um produtor de laranja aqui de São Paulo. Eles gostaram muito dos nossos tratores, mas com o adensamento entre plantas, aconteciam muitos danos, tanto na fruta quanto no equipamento”, lembra.
Chiquetti relata que a transformação começou em um trator P80 Power Shuttle. “Os paralamas traseiros foram reduzidos, o retrovisor externo foi colocado dentro da cabine, o escapamento ficou embaixo do trator, a alça lateral de suporte de entrada na cabine também foi retirada da parte externa e a luz de advertência foi para dentro da cabine.Em resumo, temos um P80 com tamanho de U60, o que caiu como uma luva para este mercado”, conta.
Outro exemplo dessas adaptações é o caso da versão Viti do modelo R50, usado na viticultura latada. De acordo com o gerente comercial da empresa na região gaúcha, Júlio Carniel, eles perceberam no campo a necessidade de diminuir a altura da plataforma do trator, pois para os viticultores que utilizam este formato de cultivo a altura que os cachos de uva ficam do solo em plena safra, cerca de 1,85 metro, é um fator limitante à mecanização, porque a distância entre o chão e o assento do operador em um trator normal é, em média, 1 metro e o operador acaba, na maioria das vezes, batendo nos frutos o que não pode acontecer. “Com a plataforma mais baixa, o centro de gravidade também baixa dando maior estabilidade para trabalhos em áreas com inclinação acentuada”, ressalta Carniel.
Contato:
Empresa: LS Tractor
Telefone: +55 47 3085-8101
Website: https://www.lstractor.com.br/
(Fonte: Redação EaeMáquinas)