Conheça os cuidados para manter a temperatura adequada do motor
“Se relacionarmos o motor a um órgão do corpo humano, poderíamos descrevê-lo como o coração da máquina”
Fazer a manutenção preventiva das máquinas é fundamental para que elas possam desempenhar suas funcionalidades com toda a potência, além disso algumas ações são necessárias para evitar danos e aumentar sua vida útil.
Nesta dica técnica, a CASE Construction Equipment ensina como manter a temperatura correta do motor. “Se relacionarmos o motor a um órgão do corpo humano, poderíamos descrevê-lo como o coração da máquina”, destaca a especialista de produto da marca, Lauren Batista.
Segundo ela, para que o motor tenha um bom desempenho é preciso que seu sistema de refrigeração esteja dimensionado adequadamente. Lauren explica que “além do radiador, são considerados itens como: quantidade adequada de líquido refrigerante, trocador de calor eficiente, ventilador para puxar o ar através do radiador em baixas velocidades, bomba para manter a água em circulação e válvula termostática, que mantém a temperatura ideal do motor”.
De acordo com a especialista, um dos itens primordiais para um sistema de arrefecimento eficiente é o líquido refrigerante, pois quando abastecido na proporção correta de água e anticongelante, ajuda a prolongar a vida útil do radiador e de outros componentes do sistema.
A adição do anticongelante é necessária, segundo a empresa, para abaixar o ponto de congelamento a uma temperatura ideal de operação e inibir a corrosão dos componentes internos. Além disso, o líquido tem um odor característico, que serve de alerta aos operadores sobre vazamento. \
Usualmente, a quantidade recomendada é 50% de anticongelante e 50% de água destilada ou deionizada, que evita o risco de corrosão eletrolítica. “Para uma boa refrigeração, mantenha o compartimento do motor/radiador sempre limpo”, ressalta Lauren Batista.
Contato:
Empresa: CASE
Telefone: 0800-727- 2273
Website: https://www.casece.com/latam/pt-br/
(Fonte: Redação EaeMáquinas)