Manutenção preventiva nos discos de freio pode evitar acidentes graves
Veículos com sistema de freio a disco exigem atenção do condutor para manter a segurança nas operações e evitar acidentes de trânsito. Nesta dica técnica, a TMD Friction do Brasil, líder global em tecnologia de materiais de fricção, ensina como manter a vida útil do equipamento.
Segundo o coordenador de assistência técnica da marca, Raulincom Borges da Silva, é importante estar atento às especificações de uso da fabricante, não modificar o material ao fazer furos adicionais ou chanfrar algumas regiões e realizar a instalação corretamente.
“As causas que levam ao desgaste do disco de freio são diversas como aplicação incorreta e uso excessivo em condições severas, sejam de tráfego e/ou carga. Todos esses fatores podem deformar a estrutura do disco, ao longo do tempo”, explica.
De acordo com a empresa, para garantir que seu tempo de vida útil seja respeitado, é preciso estar em dia com as manutenções preventivas, além disso, o condutor deve estar atento ao veículo. “Um disco de freio muito gasto e/ou cheio de irregularidades em sua superfície ao entrar em contato com as pastilhas causa vibrações no volante ou no pedal”, frisa Raulincom.
O coordenador destaca ainda que a formação de faixas rebaixadas e irregulares também impedem que as pastilhas tenham um contato uniforme com o disco, prejudicando a frenagem. “Isto pode causar uma dificuldade maior de resposta do veículo, exigindo que o motorista precise aplicar muito mais força no pedal”, destaca.
Em relação a retífica de disco, o especialista alerta que é importante ficar atento quanto a espessura, pois existe o risco da estrutura ficar comprometida quando a retífica é feita além da quantidade permitida.
Para maiores informações acesse: https://tmdfriction.com/
Contato:
Empresa: TMD Friction do Brasil
Telefone: 0800 011 1992
WhatsApp: +55 (11) 93070-6595
Website: https://tmdcobreq.com.br/
(Fonte: Redação EaeMáquinas)