Scania projeta ano recorde de Serviços em 2022

Scania projeta ano recorde de Serviços em 2022

Scania projeta ano recorde de Serviços em 2022

Vendas de programas de manutenção crescerão 29% e meta da conectividade será de atingir quase 70 mil veículos; rede ganhará 15 pontos de atendimento

Para 2022, a área de Serviços pretende garantir ainda mais disponibilidade e atendimento rápido nas Casas Scania. Um dos objetivos está em aumentar a fidelização da carteira, pois a combinação de plano de manutenção e conectividade Scania propicia uma economia operacional de até 25% nos custos de reparos e de 15% com combustível. A empresa tem a expectativa de 2022 se tornar o melhor ano de Serviços da história. Atingir os resultados esperados – dentre os quais acréscimo de 29% nas vendas do Programa de Manutenção Scania (PMS) e de 27% no portfólio (carteira de planos ativos) – significa superar justamente 2021. Além disso, a rede de concessionárias terá uma expansão de mais 15 pontos de atendimentos e suas equipes estarão ao lado dos clientes no total apoio para a chegada das linhas de caminhões e ônibus Euro 6 ou Proconve P8.

Marcelo Montanha

Marcelo Montanha acredita no novo ano recorde em muitos indicadores. “Em 2022, as duas principais metas serão preparar a rede para a chegada da Euro 6 e superar o exercício passado, o melhor da história da marca em Serviços, possibilitando ainda mais disponibilidade, atendimento rápido nas Casas Scania e rentabilidade ao cliente”, revela o diretor de Serviços no Brasil, que tem mais objetivos em sua mesa. “Em 2022, pretendemos seguir a jornada de evolução e chegar a quase 70 mil veículos conectados, alta superior a 30%, inaugurar 15 pontos de atendimentos, continuar a padronização e digitalização da rede com novas tecnologias e elevar a participação de programas de manutenção nos veículos novos de 55% para 65%, sendo 70% deste total de planos flexíveis.”

“Vamos comemorar 65 anos de Brasil com novidades para suportar ainda mais os clientes em toda a operação. Queremos crescer na fidelização da carteira, pois nossa combinação de plano de manutenção e conectividade propicia uma economia operacional de até 25% nos custos de reparos e de 15% com combustível. Nossos serviços atingem a cada ano mais maturidade na gestão dos clientes e seguiremos capitalizando valor para eles”, afirma Montanha. Após dois anos de pandemia, o executivo atesta que o cliente faz ainda mais contas e baseado nos índices acima vê na prática a diferença de usar a concessionária e ter plano de manutenção contratado. “Os clientes estão refletindo sobre qual tipo de gestão traz a máxima disponibilidade da frota. As soluções Scania têm sido muito bem aceitas, especialmente o PMS Premium Flexível Uptime, lançado em julho, o mais completo serviço já disponibilizado no país.”

De fato, os programas de manutenção Scania vêm sendo um sucesso absoluto a cada ano. Na projeção para 2022, de aumento das vendas de PMS em 29%, o salto será de 11,6 mil para 15 mil planos. Já o portfólio (carteira de planos ativos) deverá crescer 27% e subir de 22,6 mil para 28,8 mil.

No topo dos serviços, em 2021, os Programas de Manutenção Scania Premium Flexível, que se tornaram Premium Flexível Uptime, cresceram 32% (de 3,7 mil para 4,9 mil) e representaram 21% do portfólio total. O revolucionário programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 70% do portfólio (de 15,8 mil para 23,3 mil). “O que comprova a maturidade do mercado com essa solução que aumenta a rentabilidade da operação. O cliente só paga pelo que rodou e faz a manutenção na hora certa”, salienta Montanha.

Em 2021, os Serviços Conectados chegaram à marca histórica de 54 mil veículos sendo 52 mil caminhões e 2 mil ônibus. Na comparação com 2020 (40 mil modelos), alta de 36%. O índice de veículos novos conectados está em 99% do total produzido. No mundo, a Scania já possui mais de 500 mil unidades conectadas. “Começamos esta jornada em janeiro de 2017 e chegamos a este volume expressivo em pouco tempo. Com a expectativa de chegar a quase 70 mil veículos conectados em 2022, o Brasil deverá assumir o primeiro lugar no ranking global de conectividade da Scania”, diz Montanha.

Dos 54 mil veículos ativos, 24 mil utilizam os pacotes Desempenho (o mais completo) ou o Avaliação do Motorista, ambos pagos. O volume restante é da opção Análise. “Nossos pacotes de conectividade trazem como diferencial um exclusivo modelo de acompanhamento e avaliação de motoristas, que é uma poderosa e exclusiva ferramenta para controlar e otimizar os hábitos de condução. Desta forma, se obtém significativas reduções de custos, como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do produto. Agora também usamos a conectividade para medir e aumentar a disponibilidade das frotas”, comemora o executivo.

Em relação à rede de concessionárias, a expansão já citada terá a abertura de 15 pontos de atendimento para 2022, sendo oito de Serviços Dedicados – com estrutura Scania dentro da instalação do cliente. Em 2021, foram dez novos e sete em 2020. Hoje, são 161 pontos entre filiais, matrizes, Serviços Dedicados e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional. A rede está 100% digitalizada e conectada, e a certificação de padrões da marca atingiu 92%, o maior índice já obtido pela Scania no Brasil.

Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime

O Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime mantém todas as vantagens do pioneiro PMS Premium Flexível e da conectividade pelo pacote Desempenho (o mais completo) com a exclusiva Avaliação do Motorista, que entrega a pontuação individual de cada condutor e recomendações de ações de aperfeiçoamento da direção, para economizar combustível e reduzir o desgaste de componentes e pneus. Após o sucesso dos inéditos planos flexíveis (2017), a Scania lançou na Fenatran 2019 o PMS Premium Flexível, que reduz em até 25% o custo total da manutenção. Ele contempla as manutenções preventivas e as corretivas de forma individualizada e personalizada e que influencia também diretamente na disponibilidade pois há menos paradas para manutenções.

O cliente paga apenas pela quilometragem rodada (se não rodou, não paga) e pode diminuir ainda mais o custo por quilômetro se  reduzir o consumo de combustível. Gastou menos, desembolsa menos. A análise é feita por meio de uma tabela estimada de preço por km por faixa de consumo. “Fomos os primeiros a criar este modelo de sucesso, e, agora, melhoramos o que já era bom”, relembra Montanha.

A Control Tower atua na gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede Scania para que o veículo retorne à operação o mais rápido possível garantindo até 30% de redução no tempo de parada. Em razão disso, além do veículo com PMS Flexível já parar menos para manutenções, as paradas também serão ainda mais ágeis.

O primeiro passo foi criar um mapeamento e definir cercas virtuais nas áreas de cobertura das Casas Scania em todo o país. Essas geocercas identificam que o caminhão conectado do cliente PMS Premium Flexível Uptime entrou nesta região para realizar uma manutenção preventiva ou corretiva e a equipe técnica da Control Tower Scania é notificada para iniciar o monitoramento e acompanhar indicadores de tempo desde o processo de recebimento do veículo, abertura e fechamento da ordem de serviço até a liberação da oficina e saída da concessionária.

O controle atua proativamente com a Casa Scania quando há qualquer risco de atraso na manutenção, com suporte técnico, diagnósticos rápidos e precisos para entregar o caminhão dentro do menor tempo possível. Por isso, o cliente não precisa ter contato com a Control Tower que atua na fábrica e suporta as Casas Scania. 

Após a conclusão do atendimento, indicadores de disponibilidade são gerados para o acompanhamento da performance da manutenção. Essa gestão compartilhada mostrará frequentemente ao cliente, via relatórios, como está a frota monitorada em termos de disponibilidade mecânica ou física em relação à manutenção Scania. Por isso, a Control Tower se torna essencial para o transportador manter sua logística rentável. Estão garantidos redução de custo e aumento de receita, e de forma gratuita para quem já é premium flexível e aos futuros novos interessados.

Outra vantagem está na opção de aumento da cobertura de itens que não estão inclusos no PMS Premium Flexível. O cliente pode customizar a cobertura do plano, adicionando as manutenções preditivas, baterias ou peças de acabamento do veículo. Dessa forma, o cliente ganha tempo no atendimento e sem necessidade de aprovações destes orçamentos, laudos técnicos e serviços na oficina, usufruindo das vantagens dos preços acordados no PMS. Graças a isso, o veículo ficará menos tempo parado nas oficinas e os proprietários menos ocupados em tratar de processos administrativos. 

Conectividade

O pacote Análise, que é gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho, que oferece um custo muito competitivo no mercado, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento. Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado de fábrica nos modelos desde 2016. O pacote Avaliação do Motorista sendo parte do pacote Desempenho por um custo ainda mais competitivo é uma ferramenta essencial focada no acompanhamento e gestão dos hábitos de condução.

Os Serviços Conectados são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos operacionais. Os dados são disponibilizados online para a Scania e sua rede. Trata-se de um trabalho de apoio para quem usa veículos Scania, para reduzir gastos, aumentar o tempo do veículo rodando e tornar o serviço mais rentável.

Scania FIT

Os Serviços Conectados também dispõe de uma ferramenta revolucionária, que opera sob o conceito de inteligência de frotas. Por meio do Scania FIT (na tradução do inglês Ferramenta de Inteligência de Frotas), o cliente usa a conectividade para mensurar o potencial de economia dos veículos, além de avaliar a situação atual de cada um e as ações que devem ser tomadas para melhorar o consumo de combustível. O FIT funciona com base nos dados operacionais de milhares de veículos conectados da marca. Ele mensura o desempenho da frota do cliente e o compara a dados de operações similares, para avaliar o estilo de condução. São analisados cinco parâmetros: marcha lenta, inércia, condução em trecho de serra, antecipação e freadas bruscas.

Toda essa análise resulta em uma avaliação geral da frota, classificando a eficiência de A a E. De posse desses dados, e dos fatores operacionais, a Scania consegue estimar o potencial máximo de redução de consumo de combustível. Além disso, é possível indicar a redução de impacto ambiental por meio da diminuição de emissões de CO2.

Driver Services

A boa performance e a direção do motorista fazem a diferença no custo total da operação. Para auxiliar o transportador a manter seus condutores operando da forma mais econômica, segura e rentável e fazendo uso da tecnologia do veículo, a Scania oferece os serviços aos motoristas. Dados provenientes dos 54 mil veículos Scania conectados no Brasil indicam um potencial real de redução de 6% no consumo de combustível. Isso representa 110 milhões de litros de combustível por ano, que poderiam ser efetivamente economizados. Além disso, custos adicionais com a manutenção, falhas operacionais e até acidentes podem ser evitados. A Scania por meio de instrutores Master Drivers, em toda a sua rede, promove serviços aos motoristas em diferentes formatos. As opções incluem aulas teóricas e práticas e até métodos de coaching, que são empregados na construção de hábitos de condução econômica.

 

 

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