Schmersal cria Programa de Libras para melhorar comunicação entre colaboradores
Colaboradores com deficiência auditiva estão mais integrados ao time e sentem a diferença na comunicação no dia a dia de trabalho na empresa

A Schmersal, multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para a indústria, com olhar para o futuro e o desenvolvimento humano, incentiva e investe continuamente em iniciativas que promovam a inclusão respeitando e acolhendo todos os grupos de minorias. Atualmente, o quadro de colaboradores conta com 11 profissionais com algum tipo de deficiência, sendo 4 deficientes auditivos, e está em busca de mais profissionais com vagas afirmativas.
Importantes datas marcam o mês de setembro: 21 – Dia Nacional das Pessoas com Deficiência, 23 – Dia Internacional da Linguagem de Sinais e 26 – Dia Nacional do Surdo. Para melhorar e facilitar a comunicação entre todos os colaboradores, há cerca de um ano foi iniciado o Programa de Libras, que consiste na realização de aulas gratuitas, ministradas pelo professor Clayton Carneiro da escola Um Tradutor de Sorocaba. Um grupo de 22 pessoas está aprendendo a nova língua e realizam as aulas na própria empresa todas as quintas-feiras no período da manhã. Ciente da grande aceitação do projeto a empresa já prevê novas turmas para início em 2023.
Trabalhar em uma grande multinacional ou ser tratado com igualdade, pode parecer simples e banal para a maioria das pessoas que não possuem algum tipo de deficiência, mas para os colaboradores da Schmersal: Caroline de Lima Morosetti, Lucas Guilherme Dias da Silva e Tiago Jose Nicoletti de Almeida, podemos afirmar que essa barreira está sendo vencida.
“Já estou na empresa há 8 anos e me sinto muito confortável, não só porque agora tem uma rede pra gente deitar e recarregar as energias depois do almoço, mas porque a Schmersal é realmente uma família em que eu posso ser eu mesma e ser respeitada por todos a minha volta. Estou amando ver os colegas aprendendo o meu idioma, a Libras. Agora podemos entender as informações passadas em reuniões e comunicados, porque a empresa sempre se preocupa em chamar o intérprete Clayton. Assim não ficamos por último, de lado, para depois. Recebemos as informações em tempo real como todos!”, relata Caroline, Operadora Logística B, admitida em 2015.
“Estou passando por um novo desafio dentro da empresa, trabalhando em um outro setor. Mas percebi que não importa onde trabalhe na Schmersal, pois encontro pessoas receptivas e dispostas a aprender o meu idioma”, conta Lucas, Montador B, admitido em 2017.
“Me sinto feliz em trabalhar em um ambiente em que até os líderes e encarregados conseguem se comunicar comigo em Libras. Além disso, amo o time, onde todos me veem como um membro capaz de trabalhar de igual para igual e consigo mostrar todo o meu potencial”, diz Tiago, Montador C, admitido em 2021.
Na Schmersal além das aulas de libras, existe o serviço de atendimento psicológico para os deficientes auditivos, algo inovador para as empresas do Brasil, pois existem pouquíssimos psicólogos que se comunicam pela linguagem de sinais. “O nosso principal desejo é que estes colaboradores, assim como os demais que um dia ainda trabalharão conosco, sintam-se parte integrada da Schmersal e tenham a oportunidade de se comunicar com todos os colegas. É uma experiência incrível quando temos a oportunidade de cultivar esses relacionamentos, eles se sentem felizes por receberem a nossa atenção e nós nos sentimos ainda mais felizes por conseguir conversar com eles”, aponta Hellen Ferreira, Chief People Officer (CPO) da companhia.






