Fábrica da JCB no Brasil completa 10 anos e empresa projeta a próxima década
Indústria britânica que há mais de 75 anos comercializa seus produtos em 150 países nos cinco continentes, dos quais 21 anos no Brasil, segue investindo no país com a marca da inovação. A próxima fronteira: produtos e serviços sustentáveis
Em outubro de 2011, a JCB já atuava há 10 anos no Brasil e somava mais de 66 anos de história no mundo. Empresa que inventou a retroescavadeira e que, por isso, é sinônimo dessa máquina versátil, fincou os pés no país em 2001, quando iniciou as operações na cidade de Sorocaba, em São Paulo. Depois desta primeira fase, a planta, fruto de investimento superior a US$ 100 milhões, inaugurou em 2012 a fábrica brasileira, que abastece toda a América Latina com 14 modelos de seu portfólio. Desde então, já aportou mais US$ 50 milhões na modernização de produtos e serviços.
A inauguração aconteceu há 10 anos, em um evento que contou com a presença do então premiê do Reino Unido, país de origem da empresa, David Cameron, além do governador de São Paulo e autoridades locais. Assim nascia, em um terreno de mais de 200 mil m² e área construída de 37 mil m² uma das mais modernas plantas industriais do país.
Na fábrica de Sorocaba são produzidos e/ou montados o carro-chefe da marca, as retroescavadeiras e também escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras e os também versáteis manipuladores telescópicos Loadalls. São empregados atualmente 655 funcionários, que se dividem em dois turnos e são capazes de produzir em 1 ano cerca de 10 mil máquinas.


Olho no futuro
O CEO da JCB no Brasil, José Luis Gonçalves, revela que o ano de 2022 segue trazendo desafios, mas a empresa performou bem no período e vê boas perspectivas para o ano que vem. A companhia aposta na continuidade de importantes projetos de infraestrutura e desenvolvimentos por meio de importantes concessões e privatizações que se realizaram em diferentes setores, como: de saneamento, portos e aeroportos, rodovias e ferrovias, entre outros, como 5G e energias renováveis. Também acredita em um novo ciclo de reformas que ajudam a sustentar o desenvolvimento e crescimento do país.
“É inegável o impacto da inflação local e mundial, assim como do câmbio no preço dos componentes das máquinas que fabricamos. Também continuamos com a falta de alguns componentes no processo de estabilização da cadeia de suprimentos como um todo, tendo ainda que contar com muitos envios aéreos e emergenciais. Ainda assim, conseguimos crescer e produzir cerca de 30% a mais em comparação a 2021, para atender ao mercado doméstico e à exportação. Estimamos que, ao final de 2022, seremos capazes de manter esse nível de crescimento, entregando um ano recorde na JCB”, diz.
“Em 2023, pretendemos fazer o lançamento de algumas máquinas, visando manter-nos na ponta da inovação e soluções aos nossos clientes e suas demandas nos mais variados segmentos, desde a construção civil e o saneamento, assim como o agronegócio, no qual temos nos consolidando, aumentando participação de mercado ano a ano. Com isso, esperamos superar a marca atingida em 2022. Uma frente importante para garantir esse incremento é a aposta em produtos e serviços sustentáveis”, revela.
Ele conclui: “No ano passado, lançamos a mini escavadeira 19C-1E, a primeira elétrica do mundo com produção em série sendo de fato 100% elétrica que, por isso, tem zero emissão de carbono. E, recentemente, lançamos oito modelos de plataformas elevatórias no formato tesoura, igualmente elétricas. Produtos net-zero são a nossa nova fronteira”.
Capilaridade e inovação
A JCB garante a distribuição em todo o Brasil graças à capacidade de atender a todas as unidades da federação por meio de 12 distribuidores, com mais de 55 pontos de atendimento estrategicamente localizados nas cinco Regiões do país. Esses parceiros estratégicos garantem a venda dos produtos da fabricante de máquinas e o mais importante: asseguram e garantem o pós-venda e o suporte aos clientes em todo Brasil, tendo equipes formadas junto à fábrica e todos os equipamentos e peças necessárias para garantir o melhor funcionamento e produtividade no campo.
“Ainda sobre tecnologia, nos diferenciamos por conta de um serviço de monitoramento à distância, feita em tempo real graças à ferramenta JCB Livelink. Trata-se de um sistema que fornece relatórios de operação que podem ser acessados pelo computador, smartphone ou tablets, permitindo o gerenciamento da máquina ou da frota com rapidez e eficiência operacional. A tecnologia oferece redução de paradas desnecessárias e tempo de ociosidade, além de segurança ao equipamento. Complementar a essa ferramenta, continuamos oferecendo, por meio do Latam Uptime Centre, suporte a todas as máquinas da América Latina, por meio de nosso sistema proprietário de monitoramento remoto”, diz o CEO da JCB, José Luis Gonçalves.
De acordo com o executivo, a JCB continuará atenta às oportunidades, mas também apostando na transformação digital e na tecnologia da indústria 4.0, e reiterando a participação em feiras e eventos tradicionais do mercado, assim como investindo em marketing.
“Continuaremos presentes na Fórmula 1 suportando este grande evento no Brasil, por meio de diferentes modelos do nosso manipulador telescópico Loadall, para apoio nos resgates de carros de corrida, além da já consagrada parceria com a equipe Aston Martin”, finaliza.
Social e humana
Embora a JCB tenha atuação regional abrangente, abastecendo todo o mercado latino-americano, a empresa olha também para o local.
O Centro de Orientação e Educação Social (COESO), ONG mantenedora da Creche Semeadores do Amanhã, é um dos projetos que desde 2007 a JCB vem apoiando. A creche atende cerca de 200 crianças em vulnerabilidade social em Sorocaba e região, e a JCB vem atuando em ações como: manutenção da creche, reformas em seu edifício, doações de brinquedos e outros itens didáticos, assim como envolvimento dos colaboradores em ações voluntárias.
Em 2022, lançou a segunda turma da escola Lady Bamford. Trata-se de um projeto desenvolvido em parceria com a Fundação Projeto Pescar, que visa a capacitar para o mercado de trabalho jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes também em Sorocaba e região, e cuja renda familiar per capta não ultrapasse meio salário mínimo.
Como resultado da ação, 15 deles foram selecionados, dos quais 50% absorvidos como Jovens Aprendizes na própria empresa. Porém, contando estes e suas respectivas famílias, 69 pessoas foram impactadas, o que mostra o poder transformador da iniciativa.
Neste ano, foram 18 vagas abertas. O curso possui grade de 800 horas, com aulas ministradas no período da manhã, em uma sala especial desenvolvida no interior da própria fábrica da JCB. Os temas são divididos entre Desenvolvimento Pessoal e Cidadania (60%) e Ensino Técnico (40%).