Grupo Manitou anuncia resultados de 2022

Grupo Manitou anuncia resultados de 2022

Crescimento já bateu a meta de 2023, ou seja, um ano antes do esperado

A Manitou Brasil começou o ano de 2022 bastante otimista com a projeção dos negócios, mas foi positivamente surpreendida com um resultado ainda mais consistente. Marcelo Bracco, diretor geral para a América Latina, afirma que a empresa cresceu cerca de 70% em relação à 2021, sendo que essa meta só era esperada ser atingida no final de 2023.

Grupo Manitou anuncia resultados de 2022
Marcelo Bracco- Diretor geral para a América Latina.

“Estamos um ano à frente do nosso plano de negócios para os próximos 5 anos em todas a região, que esperava esse desempenho apenas em 2023. Só posso agradecer aos 37 concessionários Manitou e aos clientes, locadoras e key accounts, que sempre confiaram em nosso trabalho”, afirma Bracco.

Para alcançar esse resultado histórico, a Manitou focou seus esforços e investimentos na reestruturação de sua rede de distribuidores, com o objetivo de ganhar mais relevância junto a seus parceiros e atingir cobertura em todo território nacional, bem como nos países da América Latina. A empresa optou por fazer uma divisão de marcas e mercados, por país e região, dando exclusividade a cada distribuidor.

“Lançamos o projeto Dealer Elevation Plan, de forma a desenvolver estes distribuidores e apoiá-los a crescerem junto com a Manitou, dentro dos nossos padrões de qualidade”, lembra Bracco. “Um ponto alto desse projeto foi a reunião com toda a rede distribuidora em nossa matriz, na França, em maio de 2022, onde discutimos em detalhes as ações e propostas para toda a região”.

Outro momento importante para o Grupo em 2022 foi a apresentação de um número recorde de novos produtos na maior feira internacional de construção e indústria, a Bauma. Entre as inovações apresentadas estavam quatro novas plataformas de trabalho aéreo, dois manipuladores rotativos, e um manipulador fixo. A linha de manipuladores de meia altura também recebeu quatro novos modelos.

Representando a América Latina, estiveram presentes na Bauma Marcelo Bracco, diretor geral para toda a região América Latina, Fábio Miskulin, gerente comercial para Brasil, Francisco Olivares, gerente comercial para América Central, e Leonardo Figueroa, gerente comercial para América do Sul. “Na ocasião, tivemos a oportunidade de apresentar aos nossos distribuidores as novidades do Grupo Manitou e atender clientes do Brasil, e de outros países, que prestigiaram o evento. Um momento riquíssimo para fazer networking e adquirir novos conhecimentos de mercado”, afirma Bracco.

A área de Peças e Serviços também ganhou novos reforços, com a contratação de profissionais experientes para compor a equipe. “Contratamos um novo Gerente de Serviços para a região da América Central, Ricardo Valenzuela, que irá, em conjunto com Francisco Olivares, gerente comercial, desenvolver e atender todos os distribuidores e clientes do México, América Central e Caribe” afirma Bracco. Além disso, a empresa promoveu encontros regionais de serviços e peças, para melhorar o atendimento de pós-vendas junto a rede e clientes da marca.

Resultados globais

● Q4 22: faturamento de 730 milhões de euros, +54% em relação ao Q4 21

● 2022 receita de 2.362 milhões de euros, +26% vs. 2021

● Q4 22: entrada de pedidos de equipamentos de 485 milhões de euros contra 1.080 milhões de euros no Q4 21

● Continuação da forte pressão do contexto inflacionário

● Revisão da estimativa do lucro operacional de 2022 para perto de 3,5% das receitas

● Crescimento de receita esperado em 2023 de mais de 20% em comparação com 2022

De acordo com Michel Denis, CEO do Grupo Manitou, a empresa continua a acelerar seu crescimento, fechando o ano com um aumento de 54% na receita do quarto trimestre em comparação com o quarto trimestre de 2021. Durante o ano inteiro, as receitas cresceram 26% e atingiram um novo recorde histórico de 2,36 bilhões de euros. “O compromisso de nossas equipes e a adaptação a um ambiente de cadeia de suprimentos ainda pouco fluido nos permitiu alcançar este desempenho. Como anunciado, os aumentos de preços de venda tiveram um efeito apenas parcial em 2022”, explica.

Análise dos negócios por divisão

A Divisão de Produtos (combinando as antigas divisões MHA e CEP) atingiu uma receita trimestral de 630 euros milhões, um aumento de 65% em relação ao 4T 2021 e 28% em 12 meses (+25% a taxas de câmbio constantes e escopo). A fim de limitar as expectativas excessivamente maciças de entrada de pedidos para 2024, os pedidos estão agora sendo abertos gradualmente com os revendedores. Todas as operações estão focadas em acelerar as taxas de produção, gerenciando o fornecimento e investindo em P&D e expansão de capacidade em andamento na França e nos Estados Unidos. Espera-se que os investimentos em 2023 sejam quase o dobro daqueles em 2022.

Com faturamento de 101 milhões de euros, a Divisão de Serviços & Soluções (S&S) registrou um aumento de 10% na atividade em comparação ao 4T 2021 e 15% em 12 meses (+11% a taxas de câmbio e escopo constantes). Todas as atividades da divisão registraram taxas de crescimento sustentado.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades