YANMAR marca presença na Expoagro Afubra 2023
Em seu estande, marca coloca em exposição equipamentos compactos destinados a atender pequenos e médios produtores rurais

A YANMAR, gigante japonesa fabricante de maquinário compacto para construção civil e agrícola, grupos geradores e de motores a diesel e marítimos, estará presente na 21ª edição da Expoagro Afubra, uma das maiores feiras do Brasil voltada à agricultura familiar, que acontece entre 21 a 24 de março, em Rio Pardo (RS). Durante os quatro dias de evento, clientes e visitantes poderão conhecer os principais equipamentos da marca, dedicados a atender pequenos e médios produtores rurais. Em destaque, a marca evidencia a colheitadeira YH 880; tratores estreitos como o YM 347, Solis nas versões 26, 80, 75, 80 e de 90 cavalos de potência; e a transplantadeira de mudas PH1.
A YANMAR reúne ainda em seu estande, equipamentos do setor de construção civil, que também atuam e atendem as necessidades e os desafios do produtor no campo. “A Expoagro Afubra é uma feira importante para a YANMAR, pois é dedicada à agricultura familiar, principal perfil de clientes da marca. Além disso, o Estado do Rio Grande do Sul é expressivamente importante para o agronegócio brasileiro e nossa presença na feira reforça o compromisso que mantemos com nossos clientes da região, de estarmos sempre próximos para ampliarmos o contato e entendermos suas demandas”, destaca Fernando Figueiredo, gerente Comercial Agrícola da YANMAR no Brasil.
Equipamentos compactos YANMAR para a agricultura familiar
Colheitadeira YH 880

A colheitadeira YANMAR YH 880 se caracteriza pelo novo conceito de colheita. Compacta, ela atende pequenas e médias propriedades e consegue alcançar áreas de difícil acesso, como recortes, que os produtores aproveitam para o plantio e locais úmidos, onde colheitadeiras de grande porte não conseguem trabalhar. Também a única do mercado a ser projetada sob esteira de borracha, a YH 880 tem todo o seu peso distribuído, diminuindo consideravelmente a compactação de solo. Outra vantagem da nova colheitadeira YANMAR é o alto rendimento quando trabalha em velocidades maiores, o que também está relacionado ao pequeno porte da máquina.
Tratores estreitos YANMAR
Trator YM 347
100% fabricado pela YANMAR, ele é a solução ideal para atender pequenos e médios produtores em culturas como erva mate, tabaco, uva, entre outras típicas do Rio Grande do Sul. Econômico e eficiente, além de confortável para o operador, conta com 47.6 cv de potência e motor YANMAR 4TNV88, um dos mais eficientes do mercado, e uma transmissão também exclusiva com tecnologia YANMAR. O modelo YM 347 também se evidencia pela baixa compactação no solo.
Tratores Solis: A marca também expõe os tratores Solis nas potências de 26, 60, 75, 80 e 90 cv, que estão disponíveis nas versões estreito e standard, com e sem cabine.
Eleito o trator do ano de 2019/2020, o Trator Solis 26 possui 24 cv de potência e sua versatilidade permite atuar nas mais distintas aplicações, onde se faz necessário um trator estreito e baixo. Pode ser utilizado, por exemplo, em operações de manutenção, como pulverização de culturas adensadas, como as de tomate e vagem, e também perenes, como café, uva, pêssego e caqui; bem como operação em estufas, onde o espaço é reduzido. Instalações agropecuárias, como aviários e currais, também podem se beneficiar do equipamento.
Destinados à fruticultura e cafeicultura, os tratores YANMAR Solis 75 N e Solis 90 N, que vão de 75 a 90 cv, respectivamente, atendem especialmente culturas perenes e adensadas que necessitam de máquinas compactas e versáteis. Apesar do pequeno porte, os tratores possuem um motor turbo de grande desempenho com alto torque mesmo em baixas rotações, que garantem uma operação mais eficiente, principalmente em implementos que necessitam de alta potência na TDP, como o triturador e o turbo atomizador. O modelo ainda se destaca pela opção de segunda velocidade – TDP Econômica, que proporciona maior rendimento e economia de combustível. Os equipamentos também estão disponíveis na TDP Proporcional, sendo possível realizar a inversão da rotação do eixo TDP em marcha ré. Ambos possuem sistema hidráulico com capacidade para 2.500 Kg, além de duas válvulas de controle remoto de linha.
Já o Trator Solis 80 disponível na versão Standard é projetado para atender as mais distintas necessidades no campo. Completo, o equipamento se destaca pelo alto desempenho na preparação de solo, diretamente relacionado à disposição dos eixos, que aumenta a aderência dos pneus e diminui a possibilidade de empinamento, também favorecendo operações como aração e subsolagem. Outro diferencial competitivo do modelo está no motor quatro cilindros turbo com intercooler, que possibilita maior desempenho e menor emissão de fumaça; direção hidrostática, que assegura uma operação mais rápida e confortável, e o sistema autolift, que funciona como uma memória de posicionamento da altura do implemento.
Por fim, o Trator Solis 60, com 60 cv de potência, possui forte desempenho na preparação de solo, devido principalmente à grande distância entre eixos, que aumenta a tração e diminui a possibilidade de empinamento, favorecendo operações como aração e subsolagem. O equipamento conta ainda com embreagem dupla de dois estágios, que favorece o trabalho com roçadeiras e ensiladeiras, onde é possível parar o movimento do trator sem interromper o movimento da tomada de potência.
Transplantadeira de mudas PH1

A transplantadeira de mudas PH1. tem como funcionalidade substituir a mão-de-obra manual, proporcionando mais velocidade, além de uniformidade e menos perdas durante o plantio de hortaliças, sem falar, é claro, da melhoria e conforto ao operador. “No mercado brasileiro não temos uma máquina similar a PH1. Com isso, enxergamos a necessidade de projetar algo para os pequenos e médios produtores que, em grande parte, ainda trabalham com as mãos, e precisavam de mais agilidade e principalmente qualidade no cultivo, além de melhores condições de trabalho”, conta Fernando Figueiredo, gerente Comercial Agrícola da YANMAR.
A PH1 da YANMAR é equipada com motor 4 tempos, à gasolina, da Mitsubishi, com 3 cv de potência. A máquina possui ainda sensores e atuadores gerenciados por uma bomba elétrica, que são capazes de manter a profundidade e acompanhar a inclinação do terreno durante o plantio.
Com o tanque de combustível de 2,4 litros, o produtor tem autonomia para até 7 horas de trabalho ininterrupto. Outra vantagem da máquina é a alta produtividade, já que com ela, o produtor consegue plantar até 20 mil mudas por dia, considerando um trabalho de 8 horas, o que significa dobrar o plantio no comparativo com o trabalho manual, que soma, em média, cerca de 10 mil mudas/dia.
Outro diferencial competitivo da máquina é a qualidade. De acordo com o especialista da marca, mesmo plantando em alta velocidade, o equipamento é capaz de preservar as principais características das mudas, uma vez em que há melhores condições de trabalho e manuseio para o operador. “O que notamos muito no manual, principalmente por conta das condições de trabalho, como ficar agachado por muito tempo, é que são registradas significativas perdas nesse processo. Já, ao utilizar o equipamento, o que notamos é que a qualidade durante a plantação prevalece, principalmente porque nestas condições, o operador fica em pé e não realiza o contato direto com a raiz da muda, ou seja, não agride a planta. Com isso, ela cresce mais rápido e forte, diminuindo as chances de perdas”, acrescenta Figueiredo.
Ao considerar o índice de perda, o especialista explica ainda que a transplantadeira PH1 YANMAR atinge entre 6% a 8%, dependendo das condições do plantio, registrando uma diferença de quase metade da média do manual, que atinge entre 10% a 15%.
Do canteiro de obras para o campo
Dedicadas também à agricultura, entre outras aplicações, as máquinas da YANMAR do setor de construção civil são compactas e também consideradas únicas da categoria, e se destacam pelo alto rendimento operacional, baixo consumo de combustível, além de facilidade e conforto para a operação.
Com potência de 7.7 kW do motor e apenas uma tonelada de peso operacional, a miniescavadeira YANMAR SV08 possui características únicas, como ampla abertura do capô do motor e tampa lateral removível, que facilitam a manutenção do equipamento; lâminas retraídas de apenas 680 mm, que garantem mais facilidade na operação, permitindo trabalhar em espaços estreitos.
Outro modelo em exposição é a miniescavadeira YANMAR ViO35. Equipada com um motor YANMAR 3 cilindros modelo 3TNV88-ZSBV de 27 cavalos, é a única na categoria a possuir engate rápido hidráulico que facilita a utilização de implementos como rompedores, perfuratrizes e placas compactadoras.
Já a minipá carregadeira YANMAR V3 permite trabalhar em espaços reduzidos, ao mesmo tempo que entrega agilidade e força na operação. Com direção articulada, eixos traseiros oscilantes, que possibilitam tanto conforto como segurança operacional, a minipá carregadeira YANMAR V3 também conta com nivelador automático que permite a colocação da caçamba uniformemente no chão com apenas um movimento da alavanca, aumentando a produtividade durante o trabalho. Possui 18.2 KW de potência no motor e 2.920 kg de peso operacional.