Solução de FPS fornece maior confiabilidade, segurança e produtividade para Escavadeiras a Cabo
Por: Yuri Nogueira – Especialista de Produtos FPS
Sandor Rocha – Gerente de Vendas Mineração
Os equipamentos de escavação a cabo são responsáveis por vasculhar e mover milhares de toneladas de minério em frentes de lavra de um complexo e, por esse motivo, têm função relevante para as operações. Entre seus componentes estão as Ferramentas de Penetração do Solo (FPS), que concentram toda a força de escavação, promovendo a penetração da caçamba na frente de trabalho desejada.
O desgaste causado pelo atrito dos FPS’s com diferentes tipos de minérios, em ambientes de altas temperaturas, obriga a manutenção e reposição dos equipamentos, aumentando a frequência das paradas, que impactam diretamente na produtividade. Por isso, dentre os itens de consumo, os FPS’s respondem por um dos custos operacionais mais elevados para as mineradoras, o que torna necessário um constante monitoramento e controle. Este é, portanto, um desafio constante, pois afeta diretamente os resultados financeiros e a eficiência operacional da mina.
Outro aspecto crítico são as quedas do FPS por quebra ou falha de fixação, uma vez que o desprendimento pode ocasionar grandes danos aos equipamentos de britagem e correias transportadoras, gerando milhões em prejuízo em razão de interrupções, manutenção de itens de alto valor, perda de produção e possibilidade de graves acidentes. Nesse contexto o maior desafio dos FPS’s é aliar o menor custo/tonelada de minério produzido à maior confiabilidade e segurança possível.
Há mais de cem anos, a Weir ESCO vem avaliando os mecanismos suscetíveis de desgaste e quebra e o meio em que ocorrem para desenvolver e aperfeiçoar materiais de alta resistência e segurança.
Entre os estudos já realizados está o de uma mina com operações de alta abrasividade e impacto que,
em 2018, enfrentava problemas relacionados à quebra de FPS, não britáveis e alto custo operacional. por isso, a partir de 2019, a ESCO iniciou a aplicação de um novo sistema de FPS, o Nemisys N90 para Escavadeiras a cabo, que resultou em aumento de produtividade, confiabilidade e segurança. A inovação alia a tecnologia de distribuição de esforços de escavação, travamento e perfil de desgaste otimizado do sistema Nemisys ao sistema de fixação e estabilização inovadora do Whisler Plus, ambos desenvolvidos pela ESCO.
A equipe técnica da ESCO acompanhou a performance dos conjuntos Nemisys durante os últimos quatro anos. Ao longo desse período, foram comparados os dados de confiabilidade e custo/tonelada com os FPS’s concorrentes. Até o final de 2022, foram observados os seguintes dados:Durante o período de análise, não houve ocorrência de queda de ponta ou adaptadores N90 ESCO. No mesmo período, máquinas equipadas com sistemas de outros fabricantes apresentaram 42 ocorrências de quebra e ou quedas de FPS.
Este resultado é suportado pelas características de travamento do N90, que foi desenvolvido com foco na confiabilidade, garantindo máxima fixação e segurança. Além disso, o sistema de travamento eliminou o uso de marretas durante a remoção das peças.
Performance dos FPS ESCO x competidores
De acordo com acompanhamento realizado de 2019 a 2022, a equipe ESCO observou a performance dos conjuntos Nemisys N90 e comparou os dados de custo/tonelada movimentada com FPS’s concorrentes. Os dados registrados (gráfico 1) mostram que o sistema N90 ESCO proporcionou redução média do custo de FPS da ordem de 17% durante o período de avaliação, quando comparado aos sistemas de outros fabricantes.
Os resultados apontam ainda:
• Aumento de 45,3% na vida útil dos componentes, quando comparada a pontas de outros fabricantes, o que proporciona diminuição de paradas de máquinas (aumentando a disponibilidade e produção), redução de custos de manutenção e de energia de escavação e, consequentemente, de custo por tonelada movimentada.
• Redução do número de falhas de FPS. Tais resultados se devem às ligas especiais que compõem o sistema N90, produzidas com aços fundidos, cujas propriedades são projetadas para as mais severas solicitações de desgaste e impacto. Destaca-se a alta dureza das pontas, com característica homogênea ao longo da massa, quando comparada à dureza de pontas de outros fabricantes. Além de possuírem a maior dureza do mercado, também apresentam a melhor homogeneidade no interior da peça, o que confere maior vida útil. Tais propriedades foram comprovadas em testes Brinell (BHN), conforme figura abaixo. Outro fator que corrobora os resultados obtidos é o suporte de inspeção oferecido pelo time de especialistas e consultores da ESCO, que sinalizam o tempo correto de manutenção e trocas dos FPS.
Para outras informações acesse: https://www.global.weir/