Cummins Meritor apresenta novo eixo agrícola
Líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain, a Cummins Meritor estreia na Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow 2023, que acontece entre os dias 1 e 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP), e por meio da Unidade de Negócios de Aftermarket, promove o lançamento de um eixo dedicado ao setor.
O novo MS-230 Off-Highway, eixo de dupla velocidade, foi desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira para equipar veículos fora de estrada, como pulverizadores e colheitadeiras na configuração 4×2. O início da produção do novo modelo está previsto para junho deste ano.
De acordo com Fernando Martinez, engenheiro da Cummins Meritor e líder dos projetos da marca para o segmento agrícola “trata-se de um produto compacto que pode ser instalado em qualquer tipo de veículo com suspensão independente, com a principal vantagem de oferecer ao OEM a flexibilidade de montagem e peças consagradas no mercado.
Neste projeto, o eixo Off-Highway conta com o diferencial do MS-230, já consagrado na indústria automotiva pela sua durabilidade, performance, qualidade e robustez. É apresentado com carcaça fundida compacta, com fixação diretamente nos chassis do veículo. “Nos eixos de saída foram utilizados flanges para montagem de cardans, obtendo inúmeras variações de distância entre rodas (bitolas), o que contribui muito com as aplicações deste segmento”, completa Martinez.
No caso de pulverizadores, por exemplo, a novidade se torna bastante atraente e viável no projeto do cliente, devido à altura e distância entre as rodas, ou seja, oferecendo o vão livre adequado para qualquer “design” e espaçamento de ruas da lavoura.
A novidade ainda segundo Martinez, “por se tratar de um projeto bastante versátil para aplicações fora de estrada, este design de carcaça fundida do MS-230 Off-Highway vai permitir com que a Cummins Meritor amplie seu portfólio, com vários modelos de diferenciais de simples velocidade (com ou sem bloqueio), ampliando ainda as possibilidades para suportar veículos nas versões 4×2 e 4×4 e atender outros segmentos, como construção, mineração e ferroviário.