Sustentabilidade é a palavra de ordem do setor da…

Sustentabilidade é a palavra de ordem do setor da construção e infraestrutura

Sustentabilidade é a palavra de ordem do setor da construção e infraestrutura

Do uso de asfalto-borracha ao reaproveitamento do material asfáltico reciclado (RAP), companhias estão investindo cada vez mais em tecnologia ambiental

Prevenir os impactos negativos do homem ao meio-ambiente é uma tarefa diária e o setor da construção e infraestrutura está se adequando às práticas sustentáveis com o uso de tecnologias que garantem a eficiência e alta performance e, ao mesmo tempo, reduzem os danos à natureza.

Estas inovações tecnológicas foram observadas durante a Paving Expo 2023, que ocorreu de 24 a 26 de maio em São Paulo, e reuniu as principais companhias do setor que puderam expor lançamentos de máquinas, participar de palestras, conferências e trocar experiências com os clientes de todo o país.

Entre os lançamentos da John Deere e Wirtgen Group, o destaque foi para a Usina de Asfalto Ciber iNova 1500 C que conta com sistema de adição de 40% de RAP, material asfáltico reciclado e a motoniveladora 622 G que possui tração integral. O diretor presidente da Wirtgen Group, Adriano Correia, comemora o aquecimento do setor. “Acredito que este ano vamos ter um recorde no Brasil”, visão compartilhada pelo gerente de vendas da divisão de construção da John Deere, Thomás Spana, concorda. “Tivemos mais negócios este ano que no ano passado”.

Outra companhia presente no evento foi a S.R. Equipamentos Rodoviários, que atua há 13 anos no mercado, levou diversas máquinas e, para diminuir o impacto ambiental na feira, disponibilizou os catálogos por meio da leitura de QR code. A novidade são os espargidores da linha SControl que, segundo o diretor comercial Leonardo Carvalho, as máquinas com a nova tecnologia refinam o processo de aplicação de material, além de reduzir o custo ao cliente.

“A Caterpillar, junto com a Sotreq, faz questão de participar desta feira que, neste ano, surpreendeu positivamente pelo volume de pessoas e pela qualidade das palestras e seminários, fica evidente que o segmento da pavimentação está em crescimento e as pessoas estão buscando conhecimento sobre o setor”, destaca o consultor de marketing de produto em pavimentação da Caterpillar, Pedro Carvalho.

Para o diretor comercial da XCMG, Renato Torres, o espaço é uma vitrine para o segmento. “A companhia tem uma linha completa de pavimentação, estamos muito satisfeitos com os resultados e oportunidades de negócios que tivemos nestes dias”, declara. Segundo ele, a empresa saiu na vanguarda da eletrificação. “A XCMG foi a primeira a trazer equipamentos elétricos para o país”, lembra.

Por sua vez, a Romanelli ressaltou como medida inovadora o uso do asfalto-borracha, que mistura ligante com borracha de pneu triturada. “Temos equipamentos para trabalhar, exclusivamente, com asfalto-borracha. O MDR usa 1000 pneus por quilômetro de aplicação do material, a nossa máquina é uma das única do mundo para a aplicação deste tipo de produto”, frisa o gerente comercial, Thiago Romanelli.

“A Paving superou nossas expectativas. Estamos com a intenção de começar a exportar e também recebemos aqui clientes de fora do Brasil”, ressalta o gerente geral da Conishi, Rafael Nisioka.

Representando o ramo de reposição de peças para equipamentos pesados, a Tratorval marcou presença na ocasião. De acordo com o proprietário da empresa, Igor Szesepanski, esta foi uma oportunidade para os clientes conhecerem a marca e que gerou resultados positivos.

A Case Construction Equipment, marca da CNH Industrial, priorizou a conectividade. “Teremos 100% das máquinas conectadas ainda este ano, com recursos de telemetria”, anuncia a fabricante. Já a New Holland Construction anunciou o movimento Juntas para Construir, ação para capacitar as mulheres no mercado da construção e infraestrutura.

Outras empresas líderes no setor também marcaram presença na atividade. “Fizemos bons negócios, a Paving superou nossas expectativas”, frisa o gerente de vendas da Dynapac, Carlos Santos.

Já o gerente executivo da Irmen, distribuidora autorizada da Sany, Gustavo Sachi, ressaltou a importância do encontro. “Além dos clientes da marca, conseguimos conversar com outros interessados para futuras parcerias”, diz.

Enquanto o diretor presidente da Ammann, Gilvan Pereira, destacou a venda da primeira usina HRT na marca na América Latina, instalada no México.”É uma usina de alta capacidade de manuseio de reciclado “, ressalta.

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