Descarbonização e economia circular do plástico são destaques da BASF no 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria

- Evento ocorre entre 27 e 28 de setembro no São Paulo Expo e tem como tema central a ecoinovação
- Inovação aberta, sustentabilidade e avanço da reciclagem mecânica são temas da companhia no evento
A circularidade do plástico é um desafio contemporâneo, na qual o ciclo de produção, utilização e descarte impactam diretamente o meio ambiente e demandam estratégias das empresas. Como contribuição para vencer este desafio na indústria, a BASF apresentará uma nova dimensão em sustentabilidade e eficiência na reciclagem de plásticos no 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria. O evento acontece entre os dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo.
A BASF também traz a temática da descarbonização no evento. Alessandro Pistillo, diretor global de Projetos Estratégicos da empresa e uma das principais referências no tema, será um dos participantes do painel “Tendências — Descarbonização”, que acontece às 14h30, no dia 28 de setembro. O executivo apresentará a metodologia chamada SCOTT, que a BASF utiliza globalmente para mensurar a pegada de CO₂ de mais de 45 mil produtos vendidos.
Com essa ferramenta, a companhia consegue proporcionar credibilidade e transparência do impacto em carbono dos produtos na cadeia de valor e emissões de Escopo 1, 2 (que estão diretamente ligadas às operações) e escopo 3 (não associadas aos seus produtos e serviços). O SCOTT é uma solução que segue as legislações europeias, já testada e submetida a auditorias internacionais externas.
Economia circular do plástico
Com o compromisso de elevar a qualidade do plástico reciclado e torná-lo a matéria-prima preferencial para fabricantes, a BASF tem o portfólio de soluções B-Cycle que possibilita abraçar todas as fases da reciclagem mecânica, desde a separação até os aditivos para garantir a produção de resinas recicladas de qualidade.
Na fase de triagem dos materiais a serem reciclados, um componente-chave para o avanço tecnológico na reciclagem mecânica é a solução de espectroscopia NIR (infravermelho próximo) portátil da trinamiX GmbH, subsidiária da BASF. Sendo parte do portifólio de ofertas do B-Cycle, a solução consiste em um dispositivo portátil que combina análise de dados com um aplicativo móvel que facilita a identificação de materiais e ajuda a promover uma reciclagem mecânica mais efetiva.
“A tecnologia trinamiX representa uma virada de jogo, permitindo a triagem precisa e eficaz dos materiais plásticos, eliminando a necessidade de diferenciação a olho nu, ou até mesmo métodos insalubres, e reduzindo de forma importante o refugo”, explica José de Los Llanos, Gestor de vendas e desenvolvimento de negócios na BASF.
A solução da trinamiX é uma vantagem competitiva para cooperativas e empresas que buscam melhorar a qualidade da triagem de materiais recicláveis. Além disso, ela contribui para ganhos ambientais, introduzindo a triagem em lugares onde a infraestrutura de reciclagem é limitada.
A presença da empresa no Congresso Internacional de Inovação é uma oportunidade para executivos e líderes do setor explorarem o horizonte da sustentabilidade na indústria. No estande da BASF no evento, os participantes terão a oportunidade de entender melhor toda a tecnologia trinamiX e conversar com especialistas e ver demonstrações práticas da sua ação.
Além de economia circular, a equipe do Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, o onono®, também estará presente para explorar possibilidades em inovação aberta. “Esse é um fórum muito importante que traz oportunidades de conexão e troca com o ecossistema de inovação e a indústria com foco na ecoinovação, um tema no qual, para avançar, precisamos trabalhar em conjunto”, afirma Ornella Nitardi, gerente de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais para América do Sul da BASF.
As inscrições para participar presencialmente ou de forma virtual foram abertas e podem ser feitas na página.






