Fama Fiberglass: vergalhões de vidro podem gerar economia de até 30%
Segundo a fabricante, além de leve o produto tem alta durabilidade e resistência
Já imaginou usar um produto que economize até 30% em uma obra da construção civil e ainda gera menor impacto ao meio ambiente, ter maior durabilidade e baixa manutenção? Usar vergalhões de fibra de vidro ao invés dos tradicionais feitos com aço pode ser a solução. É o que explica o CEO da Fama FiberGlass, Diego Medeiros, em entrevista exclusiva para a Revista EaeMáquinas. Confira a íntegra:
EaeMáquinas – Quais as principais vantagens e diferenciais no uso dos vergalhões de fibra de vidro? Como se comparam aos de aço em termos de aplicabilidade e desempenho?
Diego Medeiros: Os vergalhões de fibra de vidro apresentam uma característica notável: sua leveza é até cinco vezes superior à aos de aço. Esse fator resulta em uma diminuição significativa do peso total da estrutura, sem comprometer sua resistência. Além disso, oferecem vantagens como alta durabilidade, baixa condutividade térmica, ausência de condutividade elétrica e resistência à corrosão. Contando com uma resistência três vezes superior ao aço, o uso dos vergalhões de fibra de vidro, proporcionam uma economia de 20% a 30% dos custos em uma obra, pois proporcionam facilidade de transporte do material, redução da necessidade de mão de obra e decréscimo nas futuras manutenções.
EaeMáquinas – Onde podem ser aplicados?
Diego Medeiros: Tantos os vergalhões como as telas de fibra de vidro, podem ser utilizados amplamente na Construção Civil em obras como: construções de pontes, indústria marítima, química e petroquímica, infraestrutura de transporte, tais como estruturas de estações ferroviárias, túneis, estações de metrô, etc.
EaeMáquinas – Como os vergalhões de fibra de vidro lidam com problemas de resistência, que são frequentemente associados aos de aço em ambientes agressivos?
Diego Medeiros: Em ambientes agressivos, os vergalhões de aço podem sofrer degradação ao longo do tempo devido à corrosão. Em contrapartida, os de fibra de vidro mantêm sua integridade a longo prazo, minimizando a necessidade de manutenções frequentes, além disso, o aço pode servir como condutor elétrico, em ambientes industriais que envolvem produtos químicos e líquidos, o que pode resultar em problemas de segurança. Já a fibra de vidro tem a vantagem de ser isolante elétrico.
EaeMáquinas – Como o uso do produto minimiza o impacto ambiental?
Diego Medeiros: O produto colabora com a redução na extração intensiva de minério de ferro e outros recursos naturais. Além disso, sua leveza reduz o peso total das estruturas. Isso, por sua vez, pode diminuir a necessidade de transportar materiais pesados e, assim, reduzir o consumo de combustível e as emissões associadas ao transporte.
EaeMáquinas – Quais as expectativas em relação a comercialização? Como tem sido a receptividade dos clientes?
Diego Medeiros: As expectativas são grandes, estamos falando de uma tecnologia relativamente nova no país. Trata-se de uma questão de tempo para termos este material bem difundido no mercado. Os feedbacks dos clientes são sempre positivos, mesmo aqueles que nunca tiveram contato com os vergalhões ou até mesmo as telas de fibra de vidro. Temos uma aprovação de praticamente 100% dos clientes.
Contato
Empresa: Fama Fiberglass
Telefone: (11) 4159-3789
Site: https://www.famafiberglass.com.br/