Mercado de locação de máquinas de construção prevê crescimento em 2024

De acordo com a WPX Locação e Logística, que está entre as maiores empresas do segmento, ainda há regiões que estão começando a conhecer as facilidades do maquinário on demand. Frota deve saltar de 500 máquinas e equipamentos para 900 em 2024
Nos últimos anos, o segmento de máquinas pesadas “as a service” tem sido uma tendência para construtoras que não querem investir em maquinários a longo prazo, seja por benefícios de custo e manutenção, ou para estarem com os equipamentos mais atualizados e ganharem competitividade no mercado. Para a WPX, que está entre as dez maiores empresas do segmento de locação para infraestrutura, a expectativa é que o setor de máquinas on demand passe a ser mais conhecido e ganhe escala nacional em 2024.
“Temos os caminhos abertos para crescer nos próximos anos. A potência do mercado com inovações e adaptações, além da capilaridade ainda inexplorada, deve representar mais resultados para os players do setor que investem em maquinário robusto e mostram os benefícios do Capex Vs Opex também no segmento de infraestrutura e maquinário pesado”, analisa Amadeu Martinelli, diretor de Operações e Novos Negócios da WPX. A companhia, que tem atuação nacional, já está presente em 12 Estados e deve passar de 500 equipamentos a 900 até o fim do ano que vem.
A WPX que atua no atendimento a grandes obras de infraestrutura em todo o país, com ênfase nos segmentos de energia, mineração e construção pesada, investiu este ano R$ 45 milhões em equipamentos novos e modernos. O montante, proveniente de instituições financeiras, principalmente das montadoras, como Caterpillar e Volkswagen, foi direcionado para a compra de 24 caminhões betoneiras, dez escavadeiras de 36 toneladas e oito escavadeiras de 20 toneladas, dentre outros veículos pesados. Atualmente, a frota da companhia é composta por 500 máquinas e caminhões para locação.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Locadores de Equipamentos e Bens Móveis (ALEC), o setor de locação é promissor por acompanhar o crescimento de 17,7% da construção civil, entre 2020 e 2022. Ainda, de acordo com a ALEC, o mercado global de locação de equipamentos de construção tende a manter as taxas de crescimento em razão do retorno da demanda no cenário pós-pandêmico. Nesse sentido, um dos desafios enfrentados pelo setor é o equilíbrio entre a manutenção adequada, que é produto de inspeções rigorosas e logística eficiente, e a renovação da frota aliada a preços de locação compatíveis com o mercado.







