IAC participa da 17º Coopershow, em 24 de janeiro, no município de Cândido Mota

IAC participa da 17º Coopershow, em 24 de janeiro, no município de Cândido Mota

IAC participa da 17º Coopershow, em 24 de janeiro, no município de Cândido Mota

Por Mônica Galdino (MTb 47045) – Assessoria de imprensa IAC

A cadeia produtiva da cultura de mandioca não pode perder o IV Encontro Técnico da Mandioca, que ocorre em 24 de janeiro, no município de Cândido Mota. O encontro faz parte da 17º Coopershow, que ocorre de 23 a 26 de janeiro. O Instituto Agronômico (IAC) é um dos parceiros desse grande evento.

O pesquisador do IAC, Valdemir Antonio Peressin, é o coordenador técnico desde a primeira edição do Encontro Técnico da Mandioca. A iniciativa desse evento é decorrente da parceria firmada entre o IAC, a Coopermota e pela Associação dos Produtores de Mandioca e Derivados do Estado de São Paulo (APMESP).

No dia 24 de janeiro Peressin irá palestrar sobre os herbicidas registrados para mandioca. Outro destaque é a divulgação da parceria entre o IAC, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do departamento da CATI Sementes e Mudas, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Regional, ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) na produção de mudas sadias de batata-doce e mandioca destinada para vendas.

A parceria foi assinada no aniversário do IAC, em 27 de junho de 2023, sendo o plantio das matrizes em setembro e o fornecimento de mudas a partir de dezembro. As mudas são das variedades de mandioca de mesa IAC 601 Vitaminada e IAC 576-70, as mandiocas de indústria IAC 14, IAC 90 e IAC 118-95. Além, das variedades de batata-doce IAC 691 de polpa alaranjada, IAC Ametista de polpa roxa, IAC 134 AL01 de polpa alaranjada, IAC Clara, IAC Lavínia, IAC Prudentina e a cultivar industrial IAC Santa Elisa.

A mandioca, historicamente, faz parte do dia a dia da população brasileira e de outras nacionalidades. “Foram escolhidas essas espécies devido a relevância da cultura e necessidade de mudas sadias para implantação”, diz o pesquisador do IAC.

Peressin explica que os materiais foram entregues livres de doenças e vírus devido a limpeza realizada pela equipe do laboratório de micropropagação do Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto. O trabalho da CATI Sementes e Mudas foi concentrado na multiplicação e posterior divulgação das variedades desenvolvidas pelo IAC.

Os produtores interessados em adquirir os materiais podem entrar em contato por WhatsApp: (15) 99845-9056, ou por e-mail: marcos.franco@sp.gov.br. A bandeja com 50 células de batata-doce tem o valor de R$ 100,00 e o feixe com 50 ramas de mandioca o investimento de R$ 15,00. O engenheiro agrônomo da CATI e diretor do Centro de Mudas da CATI Sementes e Mudas, Marcos Augusto Franco Junior, informa que a retirada dos materiais ocorre nos municípios paulistas de Itaberá e Pederneiras.

Os participantes do evento também poderão conhecer os stands de expositores e assistir as demais palestras.

O evento será realizado no espaço de Difusão de Tecnologia, localizado na rua João Dias Gimenes, s/n, em Cândido Mota. Mais informações acesse o site: https://www.coopershow.com/

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades