Empresa cria oficina móvel para dar manutenção às máquinas de corte no próprio campo
“Casinha de afiação”, como carinhosamente foi apelidada a solução pelo time da Reflorestar, evita longos deslocamentos na logística para manutenção dos equipamentos
“Oficina de Afiação Móvel para Manutenção do Conjunto de Corte” ou, simplesmente, “Casinha de Afiação”. Este é o nome de uma solução inédita no segmento de serviços florestais no Brasil e que chega a evitar o deslocamento de até mil quilômetros na logística para levar equipamentos até a manutenção. O sistema foi idealizado pela Reflorestar Soluções Florestais e já está em uso há alguns meses. Além da economia nas operações 100% mecanizadas que a empresa oferece e na qual é especializada, a Oficina Móvel faz com que os profissionais ganhem mais tempo e tenham mais conforto no trabalho – que é revertido em mais agilidade e economia no atendimento aos clientes.
Imagine você no trânsito e aparece algum problema no seu veículo e, nesta situação, poder contar com uma solução vinda de uma “oficina móvel”, que chega exatamente onde você está? Tudo isso, evitando ação de reboques e o atraso nos seus compromissos, para ir até uma mecânica há quilômetros dali. Seria perfeito, concorda? É este padrão de praticidade que a Oficina Móvel traz para as operações da empresa – mas em pleno campo. A oficina foi criada no ano passado. Com os excelentes resultados, mais duas novas oficinas já estão na lida diária.
Desenvolvido pelo time da Reflorestar com foco na atividade de traçamento, essa estrutura está pronta para dar suporte e manutenção às operações com garra traçadora.
“No início, a ideia era fazermos um contêiner sobre rodas, mas depois de apresentado, a equipe de campo da Reflorestar o transformou numa estrutura completa com manutenção de sabre, correntes, lubrificação e descanso de correntes, embalagem e que leva soluções onde as garras traçadoras estão”, explica o gerente geral de Operações Florestais da Reflorestar, Nilo Neiva, um dos idealizadores do projeto.
O gerente explica que a atividade na “casinha” é conduzida por um profissional auxiliar de manutenção, que realiza todas estas atividades. A atividade de traçamento tem como gargalo o conjunto de corte, “que precisa ser assistido em tempo real”. “Notamos que podíamos ganhar muito mais eficiência e aumentar a qualidade das revisões dos equipamentos. A antiga estrutura ficava longe e o tempo de respostas das manutenções era mais alto. Com a Oficina Móvel, deixamos de percorrer entre seiscentos e mil quilômetros por mês somente para estes ajustes”, estima.
A estrutura pode ser rebocada por uma simples caminhonete, até mesmo, por algum outro veículo de uso comum em área rural. Ela conta com sistema de ventilação e claridade naturais, já que o teto, na parte frontal e traseira, se abre através de cilindros hidráulicos. “O equipamento fica sempre no mesmo talhão em que ocorre a atividade”, explica o gerente da Reflorestar.
Mecanização para maior economia
Nos últimos meses, a Reflorestar ingressou no mercado da silvicultura, mas com um diferencial já de início: ao oferecer serviços 100% mecanizados na área. A empresa já é reconhecida por oferecer soluções totalmente mecanizadas nas fases da colheita – onde são usadas as Oficinas Móveis – e do carregamento de madeira.
O processo da silvicultura mecanizada não só proporciona alta performance, integrando plantio, adubação e irrigação, mas também, resulta em baixo índice de reposição de mudas. Além disso, destaca-se pelo baixo consumo de combustível, contribuindo para uma eficiência energética aprimorada e garantindo total segurança para o operador.