
Sistemas autônomo e teleremotos são tema de palestras diárias da Komatsu na M&T Expo 2024
Atualmente, a Komatsu possui 720 caminhões autônomos em operação em todo o mundo com o sistema FrontRunner
Luciano Arantes, gerente geral de Tecnologia e Melhoria Contínua da Divisão de Equipamentos de Mineração da Komatsu, empresa japonesa, que fabrica e fornece equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal, estará na M&T Expo 2024, uma das maiores feiras de equipamentos para construção e mineração da América Latina, que acontece, na capital paulista, de 23 a 26 de abril, falando no estande da empresa sobre caminhões autônomos e sistema teleremoto.
Sempre das 16h às 16h30, Arantes irá tratar do diferencial que os caminhões autônomos trazem aos processos produtivos da mineração. Controlados por sistemas computacionais, GPS, radar e inteligência artificial, percorrendo o trajeto entre a frente de lavra e a área de descarga, esses equipamentos têm um sistema gerenciado e otimizado, em tempo real, para buscar maior eficiência operacional, trazendo ganhos do ponto de vista técnico, de segurança e sustentabilidade.
No quesito técnico, do qual fazem parte redução de custos, como, por exemplo, consumo de combustível e pneus, e o aumento de produtividade, os atuais sistemas computacionais garantem percentuais que chegam até 40%, segundo a Mining Technology Solutions (Modular Mining), unidade de negócios da Komatsu, que conta com 14 caminhões autônomos operando no País em conjunto com o sistema de gerenciamento frota (Dispatch). Esses sistemas são responsáveis pelo gerenciamento de 50% da produção mineral nacional. No caso da produtividade, os clientes Komatsu têm registrado aumentos que variam de 10% a 40% com a utilização desses sistemas.

Os desafios para o crescimento e sustentabilidade na indústria mineral brasileira demandam grandes investimentos que acontecerão no médio e longo prazo. No entanto, conforme Arantes, as soluções de tecnologia, com capacitação de pessoas, podem acelerar o alcance desses objetivos em melhorias de processos por meio de otimização, automação e digitalização.
“O diferencial da solução Autônomo Komatsu + Sistema de Gerenciamento de Frotas – Fleet Management System – Dispatch da Mining Technology Solutions reside na combinação perfeita do estado da arte do equipamento aliado com o mais poderoso algoritmo de otimização de frota. Esta combinação potencializa os ganhos de produtividade, de segurança e de redução de custos operacionais”, garante Arantes, ao revelar que a Mining Technology Solutions está desenvolvendo uma nova plataforma que aceleram a transformação da digitalização, interoperabilidade e integração entre soluções tecnológicas em todas as fases do processo de mineração. “Esta nova plataforma também disponibilizará soluções que ajudarão as empresas de mineração a atingir mais rapidamente os compromissos e targets rumo à sustentabilidade, descarbonização e remoção das pessoas da área de risco”, diz.
Operação teleremota
Com os tratores D375Ai-8 e D475A-8R (modelo maior) na operação teleremota no Brasil, a Komatsu trabalha no estabelecimento de tecnologias de controle teleremoto para tratores de grande porte, visando reduzir cada vez mais o número de pessoas expostas ao risco, além de aumentar a performance do equipamento. O equipamento possui componentes eletrônicos e de controle que permitem operar a máquina remotamente. Com ele, é possível operar a longas distâncias, a operação é realizada de forma remota e elimina a necessidade de um operador dentro da cabine do equipamento, este podendo, inclusive, estar fora da área da mina, na cidade, por exemplo, desde que estruturada a sala de operações.







