Modern Construction Show: Francal divulga pesquisa inédita sobre construção civil no Brasil em parceria com a FGV
Construção industrializada Crédito foto: Arquivo ABCIC
O evento exclusivo de lançamento do estudo acontece nesta quarta-feira, 31 de julho, na FIESP, em São Paulo
A Francal, ecossistema para eventos, apresenta nesta quarta-feira, 31 de julho, na FIESP, dados inéditos sobre a industrialização da construção civil no Brasil. A pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), revela um panorama completo do setor, desde o perfil das construtoras até as tecnologias mais utilizadas.
É a primeira radiografia do setor da construção industrializada no Brasil. A pesquisa, intitulada “Um panorama do grau de industrialização do setor”, é gerenciada por Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE. O estudo foi encomendado pelo Modern Construction Show, evento de negócios da Francal que reunirá todos os sistemas construtivos e setores da construção industrializada no país, de 1º a 3 de outubro, no Novo Anhembi, em São Paulo.
Para o CEO da Francal, Fernando Ruas, o estudo pioneiro liderado pela FGV/IBRE, preenche uma lacuna crucial no mercado, ao embasar o segmento com informações oficiais e precisas. Ruas acredita que a pesquisa será um marco para o desenvolvimento da construção industrializada no Brasil, impulsionando a adoção de novas tecnologias e práticas mais eficientes.
“A Francal tem o compromisso de fomentar a inovação e o crescimento do setor da construção civil. Buscamos conectar empresas, profissionais e pesquisadores para impulsionar a transformação digital e a industrialização da construção”, destaca Ruas.
Além da pesquisa, o evento marca o lançamento do “GUIA DE OBJETOS BIM PARA A INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO”, uma ferramenta importante para a implementação das tecnologias apresentadas na pesquisa. O manual tem a realização do BIM Fórum Brasil, correalização da ABDI e apoio da ABRAMAT, com a participação de Humberto Farina e Eduardo Toledo, do BIM Fórum Brasil, de Leonardo Santana, da ABDI, e Laura Marcellini, da ABRAMAT, e apresentação de Alex Roda, Consultor BFB da iBIM Projetos e Consultoria.