SolaX Power e Sou Energy anunciam parceria para impulsionar mercado de armazenamento de energia no Norte e Nordeste

A multinacional líder em soluções para armazenamento solar, SolaX Power, e a maior fabricante de geradores fotovoltaicos do Norte e Nordeste, Sou Energy, acabam de anunciar parceria que visa impulsionar o mercado de armazenamento de energia. Cerca de 30% de toda a potência instalada no país, segundo dados da ANEEL, está instalada nas regiões Norte e Nordeste, o que faz com que esse mercado tenha um enorme potencial de crescimento. Aliado a esse cenário, com a expectativa de aumento do custo do Fio B – a tarifa que visa cobrir os custos para o uso da rede de distribuição de energia – também tende a impulsionar a comercialização das baterias para armazenamento de energia.
Para o diretor-executivo da SolaX Power no Brasil, Giberto Camargos, “alguns fatores tornam esta região muito promissora para abraçar esta demanda de soluções de baterias e inversores, por exemplo, o potencial de produção de energia solar, o que permite que o excedente dessa energia seja armazenado para ser consumido em momentos como apagões ou interrupções no fornecimento pela concessionária. Assim, o consumidor não sofrerá os impactos dessa falta de fornecimento, terá sua independência energética e um estilo de vida mais sustentável”, ressalta o executivo.
E como este é um segmento que ainda está se iniciando no Brasil, parcerias com empresas sólidas e reconhecidas no mercado, torna-se essencial para que os brasileiros possam conhecer e ter essa possibilidade de armazenamento ainda mais próxima. “A Sou Energy, além de ser uma das empresas brasileiras mais reconhecidas do setor, é responsável por lançar tendências de equipamentos de energia solar no mercado, por isso acreditamos que essa parceria impulsionará toda a cadeia dessa região tão promissora, além de levar as soluções de forma mais acessível a estes consumidores”, conclui Gilberto.
A Sou Energy hoje atua como uma indústria de transformação – além da montagem dos geradores, fabrica sua própria estrutura de fixação, tanto para telhado como para solo. A empresa está presente em âmbito nacional, mas com maior participação nas regiões Norte e Nordeste. “A parceria com a SolaX veio em um momento muito oportuno, já que, até 2029, devemos ter o maior custo do fio B, o que viabiliza ainda mais o uso de baterias. Uma vez que você pode gerar sua própria energia e armazená-la dentro de casa ao mesmo custo que a produziu e depois utilizá-la, deixa de fazer sentido gerar essa energia e jogá-la na rede elétrica. Isso porque, quando for utilizá-la, estará valendo menos do que quando foi colocada na rede. Acreditamos que, quanto maior o custo da rede, maior será a oportunidade para o uso de baterias”, enfatiza Mario Viana, Diretor Comercial e de Marketing da Sou Energy. O diretor também é otimista em relação ao futuro do armazenamento de energia. “Acreditamos que esse é um mercado que vai explodir já nos próximos anos”.
Em relação à parceria com a SolaX, a Sou Energy pontua que dois grandes players do mercado atuando juntos podem alavancar todo o mercado de armazenamento, para o qual os integradores precisam estar um passo à frente para ter sucesso. “O Brasil está apenas começando – estamos conscientizando os players, os integradores de energia solar, sobre a importância de, independentemente do uso da bateria, venderem inversores híbridos. Assim, quando o preço das baterias reduzir, eles poderão fazer uma segunda venda, reservando um mercado para o futuro”, adianta.