Gigante do Agronegócio utiliza a Comunicação Interna para transformar colaboradores em influenciadores; entenda
No final de 2023, 60% dos funcionários já estavam registrados na plataforma amaggiplay, criada pela Dialog, que busca promover a inclusão digital e aumentar o sentimento de pertencimento à empresa
Em 2022, a AMAGGI, líder brasileira no setor de grãos e fibras, enfrentava desafios significativos em sua
Com recursos como timeline, sistemas, galeria e chatbot, a ferramenta não só facilitou o acesso a informações estratégicas e a documentos importantes, como também integrou colaboradores de diferentes níveis de escolaridade e localidades geográficas. Essa solução, oferecida pela Dialog, simplificou o dia a dia dos colaboradores AMAGGI, promovendo inclusão digital e aumentando o orgulho de pertencer à empresa.
“O amaggiplay tem contribuído diretamente para
Para Hugo Godinho, CEO na Dialog, ver o amaggiplay se tornar o principal canal de comunicação da AMAGGI reforça o compromisso da HR Tech em criar ferramentas que não apenas informem, mas também inspirem e conectem pessoas. “O sucesso da nossa plataforma na empresa é um testemunho da importância de soluções personalizadas e eficazes em Engajamento via Comunicação Interna”, completa o CEO.
Estratégias de engajamento e mobilização
Inicialmente, a AMAGGI buscou fortalecer o engajamento dos colaboradores e a difusão do amaggiplay durante as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), alcançando uma adesão de funcionários significativa em várias unidades. Além disso, a plataforma foi integrada a eventos importantes, como encontros de gestores, reuniões de RH e treinamentos diversos a fim de garantir que todos os novos colaboradores fossem introduzidos desde o início à ferramenta.
Além de conectar e aproximar pessoas, a plataforma facilita o dia a dia dos colaboradores ao simplificar o acesso a documentos importantes, disponibilizar chatbot, reunir lista de sistemas e organizar grupos – o que traz visibilidade a determinados assuntos. Um exemplo é a campanha de 10 anos do Programa de Segurança Comportamental: o amaggiplay possibilitou que colaboradores operacionais de funções diversas, como ajudantes de limpeza, mecânicos, vigias, operadores agrícolas e motoristas, tivessem acesso à campanha e participassem ativamente dela.
Nesse processo de reestruturação da Comunicação Interna, outro papel fundamental vem sendo exercido pelos influenciadores
“As visitas às unidades contribuíram significativamente para a aproximação entre os colaboradores e a área de Comunicação Interna da AMAGGI, mas o apoio dos Vagalumes também tem sido essencial para ampliar o alcance do amaggiplay na empresa”, conta Daniel Escobar.
De forma complementar, para avaliar o sucesso da implementação da ferramenta desenvolvida pela Dialog, a empresa adotou uma abordagem estratégica ao monitorar constantemente métricas como adesão à plataforma por unidade e interações com conteúdos corporativos. Os dados coletados são utilizados para planejar ações específicas e ajustar estratégias de comunicação conforme necessário.
Impacto na cultura organizacional e senso de pertencimento
A implementação do amaggiplay não apenas melhorou a Comunicação Interna da AMAGGI, como também fortaleceu o senso de pertencimento à empresa. Por meio da plataforma, todos os colaboradores podem compartilhar seu dia a dia – independentemente de sua localização geográfica ou função dentro da empresa. Outro importante destaque é a criação de grupos temáticos, como o “Classificados”, “Vai pra onde?” e “Imobilizado”, que foram criados para facilitar interação entre os colegas, promovendo um ambiente de trabalho mais unido e colaborativo.
Como resultado, há um fortalecimento significativo na cultura organizacional da AMAGGI, na qual o engajamento dos colaboradores se manifesta também no aumento da cooperação e na busca coletiva pelos objetivos da empresa. “A parceria firmada entre a Dialog e a AMAGGI é um exemplo claro de como estratégias e tecnologias inovadoras podem resolver desafios complexos de comunicação em grandes empresas globais”, enaltece Hugo Godinho.