Colaboração entre países é o destaque do Congresso BRAZIL da Associação Mundial de Biogás 2024

Colaboração entre países é o destaque do Congresso BRAZIL da Associação Mundial de Biogás 2024

Refletindo sobre o potencial do Brasil, o Congresso marcou o primeiro passo para o desenvolvimento de um Roadmap Nacional de Biogás

Colaboração entre países é o destaque do Congresso BRAZIL da Associação Mundial de Biogás 2024
Sessão do Congresso no Brasil sobre a Descarbonização da Cadeia Alimentar

O World Biogas Association Congress Brazil 2024, organizado pela Associação Mundial de Biogás (WBA), destacou a posição do Brasil como líder na transição energética global, focando no imenso potencial de biogás ainda inexplorado. O evento representou um marco histórico para a indústria brasileira de biogás e o início do desenvolvimento de um Road Nacional de Biogás com o apoio da WBA. O Congresso ocorreu paralelamente às reuniões de energia do G20, em Foz do Iguaçu – atraindo assim atenção global para o setor de bioenergia em um momento estratégico em que o país detém a presidência do G20, se prepara para sediar a COP 30 e presidir o BRICS em 2025.

Autoridades locais, regionais e internacionais contribuíram para as discussões, incluindo representantes de organizações como a Associação Brasileira de Biogás (ABiogás), o Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás (CIBiogás), o Governo do Estado do Paraná, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a Rede de Mulheres do Biogás, o Biofuture Campaign, o UK Department for Business and Trade e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de instituições internacionais como a coalizão Climate and Clean Air Coalition (UNEP) e líderes da indústria, como Paolo Frankl, Chefe da Divisão de Energias Renováveis da Agência Internacional de Energia (IEA), e Luis Zavaleta, Diretor de Sustentabilidade Ambiental e Conformidade da PepsiCo América Latina.

Um dos principais resultados do Congresso foi o compromisso de criar um Roadmap Nacional de Biogás, a ser desenvolvido até a COP 30, que acontecerá em Belém (Pará) em 2025. Este roteiro visa alinhar os interesses de vários setores, ministérios, departamentos, agências e instituições relevantes, além de desenvolver um arcabouço político e regulatório abrangente, apoiar um programa de capacitação e modelar os requisitos da cadeia de suprimentos.

Em seu discurso, Charlotte Morton OBE, Diretora Executiva da WBA, enfatizou o papel do Brasil no cenário global de energias renováveis: “O Brasil é uma potência bioenergética com um vasto potencial de biogás e um foco político claro nos combustíveis do futuro. No entanto, 95% desse potencial permanece inexplorado – o World Biogas Association Congress Brazil 2024, às margens do G20, é o começo de nossa jornada aqui no Brasil, onde esperamos trabalhar com todos os principais interessados do mercado de biogás brasileiro para criar um Roadmap Nacional de Biogás que se baseie em nosso programa #MakingBiogasHappen e estabeleça as etapas chave necessárias para acelerar dramaticamente a implementação do biogás no país”, afirmou.

O evento foi precedido, em 30 de setembro, por uma visita técnica à Unidade de Biometano de Itaipu e à Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis nas instalações da Itaipu Binacional, onde os visitantes aprenderam sobre a história do biogás na região, bem como o compromisso com o desenvolvimento de tecnologias avançadas nos setores de biogás e biometano. O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, deixou claro que o biogás é visto “como uma grande, fundamental ferramenta na transição energética, especialmente em tempos de crise climática”.

Biogás no centro da transição energética global

Os temas discutidos nas sessões plenárias do Congresso incluíram logística e descarbonização industrial, gestão de resíduos e o financiamento para projetos de biometano. A presença de líderes globais foi um testemunho das oportunidades que o biogás oferece como uma solução chave para atingir as metas de redução de emissões e segurança energética, alinhadas aos compromissos do Brasil com o Compromisso Global de Metano.

“Estamos vivendo um momento muito importante para o biogás e o biometano no Brasil, com o crescente número de plantas, projetos e um ambiente regulatório cada vez mais favorável”, disse Rafael González, CEO do CIBiogás. “O evento da WBA, realizado aqui no Brasil, nos permite qualificar, posicionar e aproximar a indústria brasileira de biogás do cenário internacional.”

Parcerias estratégicas e próximos passos

A Série de Congressos da Associação Mundial de Biogás foi lançada pela WBA em Nova Délhi, Índia, em novembro de 2023, com o apoio dos Ministérios de Petróleo e Gás Natural e de Novas Energias Renováveis da Índia. A série tem como objetivo facilitar a ampliação dos principais mercados emergentes de biogás, identificando as barreiras ao crescimento e garantindo o acesso às lições aprendidas dos mercados de biogás maduros.

O Congresso no Brasil serviu para fortalecer a colaboração entre o país e outros mercados de biogás, como a Índia. Ambas as nações reafirmaram seu compromisso com uma transição energética justa, fortalecendo os laços na promoção do biogás e da bioeconomia.

“Com este Congresso, queríamos destacar o setor de biogás dentro do diálogo energético global e discutir o roteiro para o setor brasileiro de biogás antes da COP30”, disse Pradeep Monga, Diretor de Políticas da WBA. “Estamos trabalhando para garantir sua implementação, trazendo novas oportunidades de financiamento, novas tecnologias e melhores práticas para que o biogás cresça de forma mais forte e rápida.”

Após o sucesso do Congresso no Brasil, o próximo evento da série acontecerá em Nova Délhi, Índia, nos dias 23 e 24 de outubro de 2024, consolidando ainda mais a parceria entre os países no desenvolvimento de tecnologias de biogás e digestão anaeróbia.

Feedback positivo e impacto global

“Foi uma oportunidade única para trocar experiências e conectar mercados emergentes e maduros”, disse Evandro Gussi, CEO da UNICA, durante sua participação em um dos painéis. O sucesso do evento e o envolvimento dos stakeholders confirmam o papel central do biogás no futuro energético do Brasil. As discussões e os resultados deste Congresso abrem novas oportunidades para iniciativas e políticas que devem acelerar o desenvolvimento do setor no país.

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades