Atlas Copco aprimora a gestão de frotas com o sistema FleetLink
A Atlas Copco apresenta o FleetLink, um sistema de conectividade projetado para proporcionar aos clientes o controle sobre o desempenho e a eficiência das frotas de equipamentos. Informações detalhadas sobre o status e a operação das máquinas são acessadas em tempo real, por meio do FleetLink, tornando o gerenciamento remoto e a manutenção preventiva tarefas eficientes para operadores e gestores.
“O FleetLink dispõe de funcionalidades como monitoramento de nível de combustível, horas de operação, localização em tempo real, controle de manutenções preventivas e diagnósticos remotos. Com ele, é possível acompanhar o desempenho dos equipamentos, de forma precisa e segura”, explica o engenheiro da Atlas Copco – Power Technique, André Oliveira.
O sistema FleetLink possui funcionalidades e opções de monitoramento que variam de acordo com o tipo de assinatura e hardware utilizado, oferecendo diferentes níveis de acesso aos dados e opções para monitoramento. A assinatura Connect, de acesso gratuito, permite que os equipamentos enviem atualizações limitadas, que podem ser visualizadas por meio da ferramenta PowerConnect. Para quem busca monitoramento mais detalhado, as assinaturas Core e Smart fornecem acesso completo ao portal FleetLink, permitindo uma visão ampla para a gestão de máquinas e recursos, acompanhamento do status de utilização, controle das necessidades de manutenção e acesso aos dados de geolocalização. Com o CoreBox, por exemplo, os usuários podem monitorar a localização GPS, a tensão da bateria e as horas de trabalho dos equipamentos. Esse nível de monitoramento se adapta bem a operações que demandam um controle básico sobre as condições gerais dos equipamentos.
Para clientes que necessitam de um acompanhamento mais profundo, a assinatura Smart é a ideal. Combinada ao hardware SmartBox, a assinatura Smart permite a obtenção de dados avançados sobre os equipamentos, incluindo a localização GPS, carga e estado de funcionamento do motor, medições detalhadas de pressão e temperatura, eficiência de consumo de combustível e velocidade em rotações por minuto (RPM). Esse nível de detalhamento é um diferencial para operações de alto desempenho, que buscam otimizar a frota e prolongar a vida útil dos equipamentos.
Integração com sistemas
Para facilitar a integração dos dados do FleetLink em sistemas locais, a solução oferece dois tipos de API, possibilitando que os usuários insiram as informações de seus equipamentos diretamente em seus próprios sistemas ou portais. A primeira API, no formato AEMP 2.0, é compatível com normas ISO e amplamente utilizada no setor de conectividade, facilitando a conformidade e o alinhamento com padrões de mercado. A segunda opção, a chamada “API estendida”, utiliza o mesmo formato, mas expande as informações fornecidas, permitindo o compartilhamento de dados mais detalhados sobre o status das máquinas e os componentes.
O sistema FleetLink reforça o compromisso da Atlas Copco com a inovação em conectividade, oferecendo uma solução robusta, escalável e perfeitamente adaptável à realidade de empresas, que buscam otimizar recursos e aprimorar o desempenho das operações. Ao disponibilizar essa ferramenta, a Atlas Copco proporciona às empresas uma ferramenta para a gestão de frotas e para a maximização da produtividade dos equipamentos.
Para mais informações: https://www.atlascopco.com/pt-
SOBRE POWER TECHNIQUE
A área de negócios da Atlas Copco, Power Technique, fornece soluções de ar, energia e vazão de fluídos através de produtos como compressores, bombas, torres de iluminação e geradores portáteis, aliados a uma série de produtos complementares. Guiada por um método inovador, Power Technique fornece soluções de sustentabilidade para diversas indústrias, como as de construção, fabricação, óleo e gás e perfuração de exploração. A área de negócios é sediada em Antuérpia, na Bélgica. Suas principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Europa, Ásia, Américas do Sul e do Norte.