Tel:11 - 4604-8046 | E-Mail: atendimento@eaemaq.com.br

Agrícola Previsão de Safra: com aumento de área, produção e...

Previsão de Safra: com aumento de área, produção e produtividade, Soja e Amendoim são os destaques do levantamento

-

- Advertisement -
- Advertisement -

Área dedicada ao cultivo da Soja apresenta nova alta e produto se mantém como o grão com maior extensão de São Paulo. Apesar de queda, Milho confirma a segunda posição, conforme dados divulgados pelo Instituto de Economia Agrícola.

O terceiro levantamento da Previsão e Estimativa de Safra para as principais culturas do Estado de São Paulo, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), apresenta os números finais da safra agrícola 2019/20 das culturas anuais: algodão, amendoim, arroz, feijão da seca, milho primeira safra, soja.

A tendência de expansão territorial da cultura da Soja, iniciado na safra 2008/09, se mantém. O produto encerra esta safra com aumento de área (2,7%), alcançando 1.101,3 mil hectares. A produção cresceu 18,3%, recorde ao alcançar 3,8 milhões de toneladas em 2019/20, e a produtividade foi 15,2% superior a obtida no ciclo anterior. Ressalta-se que este rendimento por hectare é o maior dos últimos 20 anos.

Com a rentabilidade sustentada por um mercado favorável, tanto no âmbito doméstico quanto no internacional, a cultura se converte em boa opção para o produtor. As regiões de Itapeva, Assis, Ourinhos e Avaré produzem juntas, aproximadamente, 52% do volume estadual, afirmam Felipe Camargo, Carlos Fredo, Carlos Bueno, Celma Baptistella, Denise Caser, José Alberto Angelo, Maximiliano Miura, Paulo Coelho e Vagner Azarias Martins, pesquisadores do IEA.

Campeão em aumento de área e produção, o Amendoim em grão emplacou uma produção de 624,8 mil toneladas, na safra agrícola 2019/20. Este resultado reflete um aumento de 33,2% em relação à safra passada, por conta do acréscimo de 22,1% na produtividade agrícola. A região centro-oeste de São Paulo, que abarca Araçatuba, Assis, Bauru, Marília e Presidente Prudente, é a maior produtora do Brasil, em função do clima e a da terra que são favoráveis ao plantio. A região responde por cerca de 35% da produção estadual.

A versatilidade do Amendoim tem chamado atenção de produtores rurais, que aproveitam a entressafra da cana-de-açúcar para cultivar o grão, permitindo a recuperação do solo por meio da fixação de nitrogênio, além do aumento na receita gerada nas fazendas.

Somadas as três safras de Feijão 2019/20, águas e secas (ambas encerradas) e a de inverno (encerra em setembro), a estimativa da produção paulista é de serem colhidas 225,7 mil toneladas, -25,7% em relação à safra 2018/19, por conta da redução de área plantada.

O levantamento de junho traz os números finais da safra do Milho. As estimativas indicam uma redução 12,1% da área produtiva para 1ª safra, que ficou em 352,8 mil hectares. A produtividade 2,1% superior não foi suficiente para evitar a queda de 10,2% na produção, que somou 2,278 milhões de toneladas. De forma geral, a produção transcorreu sem oscilações climáticas que pudessem interferir negativamente no resultado e, com isso, a produtividade desta safra se posicionou acima da média dos últimos 10 anos (101,1 sc./ha). As regiões de Itapeva, São João da Boa Vista e Itapetininga, juntas, somam quase 40% da produção paulista.

Apesar do aumento de 2,1% na área dedicada à produção do Milho Segunda Safra (safrinha), que ficou em 484,1 mil hectares, as estimativas indicam queda expressiva na produção comparativamente ao ciclo anterior (-14,2%), com produtividade menor em 15,9%.

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas e informações detalhadas sobre o comportamento de cada uma das culturas acompanhadas nesse levantamento, assim como conhecer a metodologia utilizada, clique aqui.

(Fonte:Assessoria de imprensa)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Segurança nos equipamentos de mineração

As atividades operacionais de mineração, responsáveis pela extração dos recursos da natureza,...

Volvo CE oferece no Brasil um versátil kit de conversão de assentador de tubos

Volvo CE oferece no Brasil um versátil kit de conversão de escavadeiras em assentador de tubos.

Sustentabilidade e inovação: temas da palestra ministrada pela jovem empreendedora Mayura Okura

Mayura Okura. Motivada e acelerada em negócios sustentáveis. É assim que a empreendedora...

Pavimentadoras inovam com sistema inteligente e eficiência

Há pelo menos cinco características essenciais para compor uma máquina pavimentadora, ou,...
Anterior
Próximo

Distribuidor de Cimento DCR 20 EFLOW: Tecnologia de ponta na estabilização de solos

Distribuidor de Cimento DCR 20 EFLOW. Buscando sempre a inovação e a diferenciação...

Mais Lidas

Você também pode gostar deRELATED
Recomendamos para você