Tel:11 - 4604-8046 | E-Mail: atendimento@eaemaq.com.br

Eventos/Feiras Eventos & Feiras online Simpósio mostra avanços da fruticultura brasileira

Simpósio mostra avanços da fruticultura brasileira

-

- Advertisement -
Elesbão é o presidente da SBF (foto registrada antes da pandemia do novo Coronavirus).
- Advertisement -

Com produção de 79,4 milhões toneladas em 2019, o Brasil é um dos três maiores produtores de frutas do mundo, atrás apenas da Índia e da China. Pela primeira vez, o país atingiu, naquele ano, US$ 1 bilhão em negócios, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As exportações superaram um milhão de toneladas, volume 14,7% superior ao registrado em 2018, gerando divisas de US$ 24,4 milhões e um avanço de 19,1%. A maior parte da produção brasileira de frutas é consumida no mercado interno.

A importância na produção agrícola brasileira e a variedade de frutas existentes no nosso país, devido ao seu clima tropical, fazem com que o conhecimento seja um dos ingredientes muito importantes para o sucesso de empreendimentos que envolvem a produção e a comercialização de frutas. Para que as últimas tecnologias na área da fruticultura sejam repassadas ao setor produtivo é que será realizado, de 19 a 23 de outubro, o Simpósio on-line de Fruticultura (SOFruto).

Celso Luiz Moretti, presidente da Embrapa, será um dos conferencistas durante a sessão de abertura do Simpósio, no dia 19. O tema a ser tratado por Moretti em sua fala será “Ciência e fruticultura: a percepção da pesquisa”. Junto com Moretti estará apresentando, no mesmo evento de abertura, Guilherme Cruz de Souza Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), que irá falar sobre “Ciência e Fruticultura: a percepção do setor produtivo”.

Segundo Ricardo Elesbão Alves, presidente da SBF e pesquisador da Embrapa Alimentos e Territórios, a ideia desse simpósio foi chamar personalidades na área governamental, de ensino e pesquisa, e do setor produtivo para a realização de um evento mais técnico, acessível ao público alvo do evento, ou seja, produtores rurais, agentes de Ater e gestores públicos envolvidos na organização de cadeias de produção, principalmente aqueles que trabalham com a organização da produção para exportação. Ele dará palestra sobre “Frutas Nativas: valoração, uso e oportunidades de mercado”.

O evento contará, ainda, com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Anvisa, do Ministério do Desenvolvimento Regional, empresas do ramo, consultores, professores e pesquisadores.

Mesa Redonda

Segundo a pesquisadora da Embrapa Cerrados Ana Maria Costa, representante no evento da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos e presidente do Comitê organizador do Simpósio, haverá ainda, durante o evento, uma mesa redonda internacional onde os representantes do México, Colômbia e Peru irão apresentar as experiências de outros países na organização da cadeia de produção para que produtores rurais de pequeno porte tenham acesso a mercados externos.

Para mais informações, acesse aqui a página do evento.

(Fonte:Assessoria de imprensa)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Segurança nos equipamentos de mineração

As atividades operacionais de mineração, responsáveis pela extração dos recursos da natureza,...

Volvo CE oferece no Brasil um versátil kit de conversão de assentador de tubos

Volvo CE oferece no Brasil um versátil kit de conversão de escavadeiras em assentador de tubos.

Sustentabilidade e inovação: temas da palestra ministrada pela jovem empreendedora Mayura Okura

Mayura Okura. Motivada e acelerada em negócios sustentáveis. É assim que a empreendedora...

Pavimentadoras inovam com sistema inteligente e eficiência

Há pelo menos cinco características essenciais para compor uma máquina pavimentadora, ou,...
Anterior
Próximo

Distribuidor de Cimento DCR 20 EFLOW: Tecnologia de ponta na estabilização de solos

Distribuidor de Cimento DCR 20 EFLOW. Buscando sempre a inovação e a diferenciação...

Mais Lidas

Você também pode gostar deRELATED
Recomendamos para você