SP recebe autoridades, empresários e especialistas internacionais para debater perspectivas da COP 30 e futuro da energia solar com armazenamento
Com coorganização da ABSOLAR, Intersolar South America acontece na capital paulista entre os dias 26 e 28 de agosto deste ano e terá congresso e feira simultaneamente
Entre os convidados, destacam-se representantes do MME, do MMA, do MDIC, do BNDES, do Governo do Estado de SP e da Prefeitura de SP, além membros da ANEEL, do ONS, da EPE e da CCEE, entre outras autoridades
A próxima edição da Intersolar South America, um dos maiores eventos do mundo na área de energia solar, acontece entre os dias 26 e 28 de agosto deste ano, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP) e vai reunir autoridades públicas, agentes do setor elétrico brasileiro e especialistas internacionais para um grande debate sobre o avanço da geração solar. O Brasil atingiu a marca de quarto maior mercado mundial no último ano e entre os destaques do evento estão as possibilidades com os sistemas de armazenamento energético e as perspectivas para a COP 30 no País.
O evento, que conta com a coorganização da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), também vai tratar das inovações e tendências no setor fotovoltaico que ditarão o futuro da tecnologia, incluindo armazenamento energético, veículos elétricos e nova demanda com data centers e Inteligência Artificial. No congresso específico sobre baterias, o ees South America, a entidade trará alguns de seus especialistas para apresentar os avanços da tecnologia, os desafios regulatórios no Brasil e as possibilidades de maior segurança e autonomia dos consumidores e do setor elétrico como um todo.
Entre os convidados para a abertura oficial, destacam-se representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Governo do Estado de SP e da Prefeitura de SP, além de membros da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), entre outras autoridades.
Também integram o primeiro dia de congresso o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, e demais lideranças da entidade.
Outro debate previsto no evento está relacionado aos desafios para aceleração da transição energética sustentável no País e as expectativas em relação às Medidas Provisórias n° 1300/2025 e 1304/2025, que tratam da reforma do setor elétrico e estão atualmente em tramitação no Congresso Nacional. A entidade e o setor defendem que sejam endereçadas soluções aos sérios entraves enfrentados atualmente, como, por exemplo, os cortes de geração renovável sem o devido ressarcimento aos empreendedores prejudicados e os obstáculos de conexão de pequenos sistemas de geração própria solar.
Atualmente, a energia solar possui de 60 gigawatts (GW) de potência instalada operacional no Brasil, segundo balanço da ABSOLAR. De acordo com a entidade, desde 2012, o setor fotovoltaico trouxe ao Brasil mais de R$ 270 bilhões em novos investimentos, gerou mais de 1,8 milhão de novos empregos verdes e contribuiu com mais de R$ 84,4 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.
A tecnologia fotovoltaica já evitou a emissão de cerca de 88,3 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade, contribuindo para a transição energética no Brasil. Atualmente, a fonte representa 23,5% de toda a capacidade instalada da matriz elétrica brasileira, sendo a segunda maior da matriz.
Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, o avanço da energia solar é reflexo do alto potencial da fonte no Brasil, bem como do amplo apoio popular, com pesquisas que indicam que nove em cada dez brasileiros querem gerar a própria energia limpa e renovável. “Embora o crescimento da energia solar demonstre um protagonismo robusto da fonte na matriz elétrica brasileira, a combinação com baterias trará ainda mais segurança e autonomia aos consumidores, ajudando assim no processo de transição energética no País”, diz.
Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, destaca que o Brasil precisa avançar em políticas públicas, programas e incentivos, incorporando boas práticas legais e regulatórias, para aproveitar melhor o potencial da energia solar e dos sistemas de armazenamento no desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil, sobretudo no combate ao aquecimento global. “Adicionalmente, além das baterias, há imensas oportunidades em novas tecnologias, como inteligência artificial, data centers e hidrogênio verde, nas quais o Brasil pode ser grande protagonista, se construir um bom ambiente de negócios para a atração de investimentos, empresas e empregos verdes”, conclui Sauaia.
Serviço
Intersolar South America
Data: de 26 a 28 de agosto de 2025
Horários do congresso
10h–17h30 | Terça-feira
9h–17h30 | Quarta-feira
9h–17h30 | Quinta-feira
Horário da feira
26 a 28 de agosto, das 12h às 20h
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000