Bombas Bredel aumentam produtividade na mineração
Equipamentos da Watson-Marlow são autoescorvantes e permitem operação reversa
A Watson-Marlow Fluid Technology Solutions (WMFTS), uma das empresas líderes mundiais em fabricação de bombas de deslocamento positivo, informou que no Brasil, uma mina de estanho encontrou na tecnologia de bombas peristálticas Bredel uma solução eficiente e sustentável para suas operações.
Desde 2022, a mina utiliza quatro bombas Bredel (duas Bredel 50 e duas Bredel 32) para transferir underflow de espessante (em português: produto adensado), enquanto 21 bombas peristálticas Watson-Marlow atuam na dosagem de reagentes desde 2021. Segundo a mineradora, esse sistema trouxe resultados expressivos, como aumento da produtividade, redução de paradas e impacto ambiental minimizado.
Projetadas para lidar com materiais abrasivos e viscosos, as bombas Bredel são autoescorvantes e permitem operação reversa, o que evita bloqueios e simplifica a manutenção. Além disso, o contato limitado do material bombeado com a mangueira reduz o desgaste e estende a vida útil do equipamento. Na mina, elas transferem pastas densas com até 65% de sólidos a vazões entre 1,5 m³/h e 3,6 m³/h, superando desafios típicos da mineração.
A facilidade na manutenção é outro diferencial, já que a substituição das mangueiras pode ser realizada de forma a minimizar interrupções. “O benefício mais importante para o cliente foi a maior disponibilidade das bombas e a menor manutenção resultante da alta confiabilidade das bombas Bredel”, destaca o engenheiro de vendas da WMFTS, Sérgio Costa.
No processo de flotação, conta Costa, a precisão é fundamental. Bombas como Watson-Marlow 530, 630 e Qdos asseguram dosagens exatas de reagentes químicos otimizando a recuperação de minerais valiosos e evitando desperdícios. Essa precisão, contribui para menor custo operacional, redução de efluentes químicos e aumento da eficiência energética.
A capacidade de operar a seco e a compatibilidade química das bombas são vantagens adicionais que garantem flexibilidade e segurança. Reagentes como ácido fluorossilícico e soda cáustica são dosados com vazões precisas, adaptando-se às exigências dos processos.
Além de otimizar a produção, as bombas peristálticas promovem práticas mais sustentáveis na mineração, pois sua utilização reduz o consumo de água, energia e geração de resíduos industriais. Em regiões áridas, a operação autoescorvante das bombas elimina a necessidade de água adicional, reforçando a sustentabilidade.
“A utilização das bombas Bredel e Watson-Marlow na mineração brasileira ilustra como a inovação tecnológica pode impulsionar eficiência e sustentabilidade”, conclui a fabricante.
Contato:
Empresa: Watson-Marlow Fluid Technology Solutions (WMFTS)
Telefone: 11 2155 4000
Site: https://www.wmfts.com/pt-br/