Pesquisar
Close this search box.

Caminhão do futuro poderá trafegar sem ajuda do motorista. Lançamento da Mercedes-Benz, previsto para 2025, terá direção autônoma

Caminhão do futuro Mercedes-Benz

No caminhão do futuro, o motorista não será mais motorista, mas sim “gestor de transportes”. Ele não precisará mais conduzir o caminhão, já que o sistema eletrônico fará isso por ele. Essa é a ideia proposta pela Daimler Trucks, empresa líder mundial em tecnologia de veículos comerciais. No protótipo “Mercedes-Benz Future Truck 2025″, modelo Actros 1845, com lançamento previsto para daqui a dez anos, o sistema de direção autônoma permitirá rodar a 80km/h, em estradas de longa distância, sem que o motorista precise dirigir.

O motor do Actros 1845 desenvolve 449 cv de potência, com torque máximo de 2.200 Nm. Para a transmissão de força foi adotado o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift 3 de 12 marchas. Dentro da cabine estão separadas a área de trabalho do motorista e a área de descanso.

Funcionamento: ao alcançar a velocidade estabelecida de 80 km/h, o sistema oferece a opção “Highway Pilot”. Quando o motorista ativa esta função, o veículo muda para o modo autônomo. Assim, é possível girar o assento 45° no sentido horário, para uma posição de trabalho ou de descanso. O motorista tem ainda a sua disposição um tablet removível para poder executar outras atividades.

Os equipamentos tecnológicos do caminhão do futuro são essenciais para sua condução autônoma. Na parte dianteira inferior há um sensor de radar que explora a região de curta e de longa distância à frente do caminhão. E sensores nas laterais monitoram as áreas da estrada à esquerda e à direita. O equipamento registra ainda as informações dos sinais de trânsito.

De acordo com a Convenção de Viena, de 1968, que regulamenta as normas do transporte rodoviário, o motorista deve ter o controle do veículo o tempo todo e sob qualquer circunstância. A convenção estipula as regras internacionais para os países que aderiram ao acordo, entre eles, o Brasil. Ainda não há informações sobre o lançamento do veículo no país.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Em reunião com Alckmin, setor de transportes protesta contra a taxação dos pneus Ante a possibilidade da extensão do escopo de medidas antidumping para
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!