Cummins lança caminhão conceito H2-ICE com motor a hidrogênio

Cummins lança caminhão conceito H2-ICE com motor a hidrogênio

Cummins lança caminhão conceito H2-ICE com motor a hidrogênio

Desenvolvimento da tecnologia expande o portfólio da empresa em tecnologia livre de carbono

A Cummins apresenta ao mercado o caminhão-conceito de serviço médio movido pelo motor agnóstico de combustão interna de hidrogênio B6.7H (H2-ICE) com zero emissão de carbono. Segundo a empresa, o veículo oferece uma base de custo mais baixa e uma tecnologia de motor mais familiar e fácil de implementar.

O projeto utiliza um caminhão Mercedes-Benz Atego 4×2 e, de acordo com a companhia, o trabalho de conversão de hidrogênio não compromete o desempenho do caminhão, capacidade de carga ou carga útil. “A potência do B6.7H é de 290 hp (216 kW) e conta com um sistema de armazenamento de hidrogênio de alta capacidade com pressão de 700 bar”, descreve a fabricante.

“A conversão da motorização Cummins destaca a oportunidade para aplicações de caminhões na faixa de peso bruto entre 10 a 26 toneladas para operar com combustível de hidrogênio de carbono zero com um alcance operacional potencial de até 500 km”, informa a marca.

O trabalho de desenvolvimento técnico no caminhão conceito H2-ICE, explica a empresa, foi realizado pela equipe da companhia nas instalações de Gross-Gerau na Alemanha, em colaboração com especialistas em engenharia de veículos do Grupo EDAG.

“A introdução de caminhões movidos a H2-ICE no curto prazo pode ajudar a desenvolver a infraestrutura de combustível de hidrogênio abrindo caminhos para a adoção mais ampla de veículos elétricos de célula de combustível”, destaca a fabricante.

Para a execução do projeto, a Cummins fez uma parceria com o especialista em armazenamento de hidrogênio NPROXX que, segundo a empresa, forneceu um recurso importante em termos de integração dos tanques de hidrogênio, operando a uma pressão de trabalho mais alta, de 700 bar, para aumentar a capacidade de armazenamento do combustível.

Uma das características do caminhão é que o chassi acomoda dois tanques de combustível com capacidade total de cerca de 40 kg de hidrogênio, juntamente com um espaço de instalação disponível para um tanque auxiliar de cerca de 10 kg. Já os tanques de hidrogênio são reforçados estruturalmente com fibra de carbono para fornecer uma relação resistência-peso superior.

“O armazenamento de combustível de alta capacidade, combinado com a eficiência energética da combustão com injeção direta, permite que o caminhão ofereça um alcance potencial de até 500 km, suficiente para a maioria dos caminhões médios e significativamente mais do que um caminhão movido a bateria elétrica de tamanho comparável”, frisa a marca.

Outro benefício do equipamento é que um módulo de controle reúne o ponto de reabastecimento de hidrogênio, a filtragem e o sistema de distribuição de combustível em uma única unidade. “Estima-se que o reabastecimento do caminhão leve apenas 10 minutos”, sublinha a multinacional.

“O desenvolvimento da tecnologia H2-ICE expande o portfólio de tecnologia livre de carbono da Cummins, elevando a sua capacidade de criar novos produtos, como célula de combustível de hidrogênio, sistemas elétricos de bateria, powertrains de gás natural renovável, e-powertrains e produção de hidrogênio verde a partir de eletrolisadores PEM (Proton Exchanger Membrane – em português, Membrana Trocadora de Prótons)”, conclui a empresa.

CONTATO:

Empresa: Cummins
Telefone: 0800 286 6467
Site: https://www.cummins.com/pt/

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