Economia de energia na indústria: saiba como otimizar o fluxo de ar e reduzir custos

Controlador central da Atlas Copco, Optimizer 4.0, iguala as horas de funcionamento em diversas máquinas.

São Paulo, maio de 2020 – Até 70% dos custos do ciclo de vida de uma típica instalação de ar comprimido correspondem ao consumo de energia, por isso é de extrema importância saber avaliar as instalações de ar comprimido.  

Pensando nisso, a Atlas Copco, líder mundial em soluções sustentáveis, desenvolveu o Optimizer 4.0, que como o próprio nome sugere, otimiza e controla toda a operação dos sistemas de ar comprimido, mantendo as unidades em boas condições de operação e maximizando a economiza de energia.

Projetado para fábricas inteligentes, ou seja, a Indústria 4.0, o controle de todo o sistema é feito por meio de um controlador central, que pode ser configurado para evitar o desgaste desigual dos compressores, igualando as horas de funcionamento em várias máquinas simultaneamente.

Maior eficiência

O Optimizer 4.0 complementa os já eficientes compressores e sopradores da Atlas Copco, pois combina as unidades para executar a faixa ideal de pressão ou de fluxo das unidades VSD (Variable Speed Drive), que são controladas para manter uma demanda variável de energia, evitando assim que as máquinas que fornecem maior vazão executem descargas maiores, consequentemente gerando economia.

Otimização de horas

“Além da eficiência energética, os nossos clientes também prezam por soluções confiáveis, por isso o Optimizer 4.0 também atua na manutenção preventiva, pois equaliza as horas de funcionamento de todos os equipamentos, distribuindo e deixando os compressores ou sopradores em carga por igual”, explica Andrea Dinardi, Gerente de Produto da divisão Compressor Technique, da Atlas Copco.

Sendo assim, a operação de compressores e sopradores optimizados com o controlador central Optimizer 4.0, terão menos ciclos de carga e descarga e consequentemente uma operação com a pressão/fluxo constante, prolongando muito a vida útil dos equipamentos.

Conectividade

Quando se fala em Indústria 4.0, a conectividade entre os equipamentos é essencial, por isso o monitoramento/gerenciamento e controle remoto das instalações é feito em todo o sistema, enviando informações em tempo real para serem analisadas pelos especialistas das unidades.

O Optimizer 4.0 cria essa conexão de maneira uniforme entre os compressores, sopradores e secadores, pois são monitorados e analisados através de uma rede local (LAN) ou via sistema de monitoramento baseado em nuvem.

Custos de energia em números

A redução na conta de energia é uma preocupação constante na indústria, mas nem sempre é possível identificar a origem de todos os gastos, por isso a gerente de produtos Isadora Cataldo mostra alguns pontos a serem considerados para uma melhor avaliação a eficiência energética:

  • 20% do ar comprimido gerado nas instalações antigas de ar comprimido é perdida com vazamentos
  • 90% do calor gerado por um compressor pode ser recuperado e reutilizado
  • 70% do custo total do ciclo de vida de um compressor é gasto com energia
  • 25% da energia nominal é consumida por compressores operando sem carga
  • 10% da energia pode ser reduzida através de um melhor ajuste de pressão

Fábrica verde

O ar comprimido é um dos recursos mais importantes para a indústria e um dos maiores consumidores de energia, portanto, qualquer economia obtida com os sistemas de ar comprimido tem um impacto significativo sobre os custos e no meio ambiente.

Através de todas essas análises de monitoramento e optimização de energia, é possível se tornar referência quando o assunto é economia, se tornando uma fábrica “verde”, um objetivo constante a ser alcançado na indústria.

(Fonte:Assessoria de imprensa)

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Case IH expande seu projeto de capacitação profissional para o estado de São Paulo
Case IH expande seu projeto de capacitação profissional para o estado de São Paulo A Case IH anuncia a expansão do seu projeto de
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!