
A partir de janeiro de 2015, uma frota de caminhões Minetruck MT42, desenvolvidos e fabricados pela Atlas Copco, tem reforçado as operações da mina Boliden, em Garpenberg (Suécia), para o transporte de chumbo, zinco, prata e ouro. Um grande projeto está em andamento nesta mina para aumentar a produção de 1,4 para 2,5 milhões de toneladas por ano. Como parte fundamental do plano, foi tomada a decisão de rever a sua estratégia de transporte. Para isso, a prestadora de serviços de transporte local Långdahls Åkeri AB adquiriu quatro caminhões Minetruck MT42, juntamente com duas carregadeiras Scooptram – ST 14, para otimizar as operações de transporte na mina para os próximos cinco anos.
“Este é um investimento importante para nós. O fator decisivo foi que o nosso contrato com a mina de Boliden é relativamente de longo prazo, o que significa que agora podemos substituir os caminhões existentes na mina por caminhões e carregadeiras que foram projetados e construídos para a mineração subterrânea “, diz Elving Långdahl, proprietário e presidente da Långdahls.
Långdahls tem experiência em transporte de uma grande variedade de produtos. Ele também atendeu minas em Garpenberg com caminhões antes, mas apenas na superfície, entre a mina e planta de processamento. Com o seu contrato com a mina de Boliden, Långdahls atuará em um ambiente subterrâneo pela primeira vez. “Naturalmente, os caminhões que são feitos especialmente para o trabalho são mais caros do que os caminhões convencionais, mas eles também são muito mais eficazes. Ao utilizar o equipamento Atlas Copco, estamos confiantes de que seremos capazes de fazer a operação de transporte na mina mais eficiente do que nunca”.
De acordo com a fabricante, os novos caminhões podem carregar até 42 toneladas, enquanto os caminhões convencionais até então utilizados nesta mina transportam 28 toneladas. Isso representa uma melhoria de cerca de 40%. A empresa destaca ainda que, o consumo de pneus, também é um importante fator de redução de custo. Como os pneus no Minetruck MT42 são projetados para o difícil ambiente de mineração, eles duram mais tempo do que os pneus de estrada padrão. Outra razão para escolher o equipamento Atlas Copco é a segurança. Segundo a Atlas Copco, a cabine do Minetruck MT42 é aprovada pela FOPS/ ROPS, o que significa que elas são construídas para suportar quedas de rochas e proteger os operadores. Além disso, as cabines são ergonomicamente projetadas e confortáveis. Até o final deste ano, a Atlas Copco irá realizar um programa de treinamento de dois dias para a equipe de transporte de Garpenberg na Långdahls. Além da formação teórica e prática, os operadores selecionados também receberão aulas sobre as características específicas de tecnologia, como o sistema de controle avançado dos equipamentos.
Empresa – Atlas Copco
Website – atlascopco.com.br
Contato – 11 99345 7422