Pesquisar
Close this search box.

Acciona utiliza tuneladoras EPB na Linha 6- Laranja do Metrô de SP

 

Acciona utiliza tuneladoras EPB na Linha 6- Laranja do Metrô de SP

Acciona utiliza tuneladoras EPB na Linha 6- Laranja do Metrô de SP

Segundo a companhia, as máquinas já perfuraram mais de 6,5 km de túnel

A Acciona, empresa global e líder no fornecimento de soluções regenerativas para uma economia descarbonizada, responsável pelas obras de construção da Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo, informou que está utilizando duas tuneladoras EPB (Earth Preasure Balance), também conhecidas como tatuzões, para escavação de túneis.

De acordo com a multinacional, que possui experiência em projetos de mobilidade urbana e construção subterrânea, o uso dos equipamentos contribui para que o projeto, que visa conectar a zona norte ao centro da cidade, se desenvolva com maior rapidez.

A companhia explica que a tuneladora Norte está adaptada para realizar escavações em rocha, enquanto a tuneladora Sul é específica para escavar solo. “Elas são equipadas com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Assim, as máquinas proporcionam um ambiente eficiente e seguro para os profissionais”, destaca a Acciona.

Acciona utiliza tuneladoras EPB na Linha 6- Laranja do Metrô de SP

Cada tuneladora, informa a empresa, tem 2 mil toneladas de peso, possui um diâmetro de 10,61 metros e 109 metros de extensão. Até o momento, as máquinas já perfuraram mais de 6,5 km de túnel.

“Os dois recordes mais importantes das duas tuneladoras até a data são: 615.60 metros executados em um mês e a instalação de 18 anéis em um dia. Ao total serão mais de 1.400 metros de túnel em NATM, e 14.000 metros percorridos pelas tuneladoras EPB”, informa a empresa.

 

Conforme a Acciona, o empreendimento compreende a construção de 15 estações subterrâneas, 18 poços de ventilação e saída de emergência, um pátio de manutenção e estacionamento de trens, e 15,3 km de túnel.

“Com mais de 600 equipamentos em operação (próprios e alugados), o projeto da Linha 6-Laranja é uma obra de magnitude sem precedentes na América Latina. Além das tuneladoras, diversas máquinas, desde jumbos de perfuração até caminhões basculantes, contribuem para o sucesso das diferentes fases da construção”, informa a companhia.

A empresa relata ainda que a Linha 6-Laranja, uma Parceria Público-Privada (PPP), tem previsão de transporte de cerca de 630 mil passageiros diariamente, conectando regiões-chave da cidade e promovendo a mobilidade sustentável. O investimento total no projeto é de aproximadamente R$ 18 bilhões.

Contato:
Empresa: Acciona
Telefone: +55 11 3047-2900
Site: www.acciona.com.br

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Avanços na construção civil: softwares redefinem o suporte pós-obra Integrações e parcerias tecnológicas trazem novas oportunidades para o mercado da construção civil A evolução
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!