Uso de robôs na agricultura reduz até 95% do uso de herbicidas
Soluções da Solinftec são incorporadas e alimentadas por inteligência artificial
A Solinftec, uma das líderes globais em soluções de inteligência artificial e práticas agrícolas sustentáveis, apresenta ao mercado soluções que usam robôs para atuar nas atividades do campo. A empresa conta com diferentes soluções, para as demandas dos produtores agrícolas.
Um exemplo é o Solix Ag Robotics, que por meio da associação de tarefas junto ao manejo integrado de pragas (MIP) nas lavouras, promove o uso racional de agroquímicos e sustentabilidade à agricultura.
Destaque para a função Hunter, quando o robô tem atuação noturna emitindo ondas de luz específicas para atrair os insetos e eliminá–los por eletrochoques.
O Solix, na função Hunter, percorre as lavouras no período da noite com o objetivo de combater as pragas antes que elas cheguem à etapa de oviposição, ou saída do ovo da fêmea, sem oferecer risco aos polinizadores, insetos benéficos de comportamento diurno.
“O robô tem soluções integradas para diversas missões no campo, é semelhante à nossa forma de operar com as soluções base da Solinftec, quando agregamos a um mesmo hardware diversas funcionalidades, tudo isso incorporado e alimentando a nossa inteligência artificial Alice AI”, explica o líder da área robótica da Solinftec, Bruno Pavão.
O robô na função Sprayer, de pulverização tem foco em manter as lavouras limpas, livres de plantas daninhas e assegurar uma produção sustentável desde o pré-plantio até a colheita.
“O Solix na função Sprayer é capaz de realizar a aplicação precisa de herbicidas, permitindo o controle eficiente de plantas daninhas, evitando sua disseminação e competição por nutrientes com a cultura alvo. Outro ponto de eficiência é sua capacidade de evitar a deriva durante o manejo de herbicidas, já que por ser uma máquina mais leve e que opera com velocidade mais baixa, apresenta maior estabilidade das barras respeitando ainda a recomendação de espaçamento entre bicos, normalmente 50 cm”, informa a empresa.
O Solix também trabalha integrado com a plataforma ALICE AI, que é capaz de fornecer as recomendações mais adequadas de velocidade do vento e melhores horários para a pulverização das lavouras, por exemplo. O robô é alimentado por quatro painéis solares que controlam o seu sistema de acionamento e de pulverização, fornecendo relatórios sobre populações de culturas; identificação e densidades de plantas daninhas e de insetos, mapas de pulverização com análise das entradas, entre outras camadas de mapas para análise de dados para o produtor 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Contato
Empresa: Solinftec
Site: https://www.solinftec.com/pt-br/